domingo, 31 de maio de 2015

Festa do Milho - Chico Anysio :O mestre do riso"- Venha participar do Arraiá do Narciso. Dia 15 de agosto de 2015











Festa do MILHO  - Venha participar do Arraiá do Narciso
Dia 15 de agosto de 2015




O Projeto Festa do Milho, intitulado “Arraiá do Narciso”, integra o projeto anual da Escola Municipal Narciso Macedo.A Proposta Pedagógica da Escola enfatiza o compromisso com a participação da família e sua integração em atividades festivo-culturais, bem como a garantia de espaço de convivência comunitária envolvendo toda a comunidade escolar.
O trabalho compartilhado e em equipe é a tônica de desenvolvimento do projeto. A ornamentação conta com trabalhos dos alunos e participação efetiva de todos os profissionais inclusive de alguns familiares desse segmento. Os pratos típicos servidos são feitos pelas profissionais da escola e recebemos doações de professores e funcionários. As danças apresentadas pelos alunos são escolhidas criteriosamente pelas professores e equipe pedagógica, que primam pela coreografia e diversidade: além das quadrilhas típicas, outros ritmos e culturas são valorizados.
O projeto Festa Junina além de ser espaço de integração, movimenta a escola e as famílias em ações que possibilitam a captação de verbas que são revertidos para ações na escola.



Escola Municipal Narciso Macedo


TEMA:  RESGATE  DA  CULTURA LOCAL.

 Significados e valores relacionados a cultura do interior.



Título: Festa do MILHO


ALUNOS ATENDIDOS: Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

JUSTIFICATIVA: Este projeto visa integrar a comemoração da festa na roça tendo em vista a necessidade e o entusiasmo de festejar a diversidade cultural, pretendendo despertar nos alunos o espírito de valorização e entrosamento, realizando na escola uma festa para envolver o ciclo escola- família- comunidade, desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo ao educando a ampliação de seu universo lingüístico, pois a festa da Roça se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem.
OBJETIVO GERAL:

  • Valorizar a cultura local;
  • Desenvolver ritmo, compasso, criatividade, e coordenação motora aos participantes.
  • Despertar sentimentos de respeito e afetividade nos alunos.
  • Desenvolver o espírito de cooperação e organização;
  • Proporcionar melhor entrosamento entre aluno/aluno e professor.

  • OBJETIVO ESPECÍFICO:
  • Conhecer as características do interior valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo.
  • Incentivar o trabalho cooperativo, proporcionando a participação da comunidade escolar em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições.
  •  Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, pratos típicos, trajes e danças.
  • Compreender a história , bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro.
  • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.
  • Resgatar as tradições e costumes do homem do campo.
  • Desenvolver o gosto por poemas e músicas.
  • Socialização dos alunos.
  • Incentivar o gosto pela culinária .


METODOLOGIA

Ensaio de dança
Confecção de balão e bandeiras
Cantar e dançar canções caipiras
Brincar de desfile
Simular casamento caipira
Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele
Degustação de pratos típicos
Confecção de decoração
Desenho
Recorte
Colagem
Pintura
Cartazes
Cruzadinhas
Caça-palavras
Músicas
Dramatizações
Confecção de mural



LINGUA PORTUGUESA:

Valorização das festas caipiras
Desenvolvimento da linguagem oral, corporal e raciocínio.
Desenvolvimento da imaginação e da criatividade através de produção de textos.
Identificação dos tipos de frases
Cruzadinha
Caça palavras
Exploração da leitura através de textos informativos
Interpretação de musicas e danças
Separação de sílabas
Substantivos

MATEMATICA

Resolver exercícios envolvendo multiplicação
Problemas e exercícios envolvendo divisão
Expressão numérica envolvendo as quatro operações
Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.
Orçamentos e pesquisas de preço.


HISTÓRIA
Estudar a origem da festas caipiras e as questões religiosas.
Valorizar o homem do campo
Entender as musica típicas
Pesquisar a tradição local.

GEOGRAFIA

Conhecimento dos países onde originaram a festa caipira
Conhecimento da culinária típica
As diferenças existentes na tradição de uma região para outra

ARTES

Confeccionar balão e bandeiras para ornamentar a sala e a escola
Montar um mural
Confeccionar cartazes e convites
Confeccionar quebra-cabeça

EDUCAÇÃO FÍSICA

Brincadeiras educativas
Jogos de futebol, queimada,  ovo choco...
Jogos que estimulem a integridade entre os colegas
Ensaio para a dança da quadrilha.


CIÊNCIAS

Conscientização dos perigos das fogueiras e fogos de artifício.
Importância dos movimentos (dança) para o corpo humano.
Receitas.

INGLÊS

Tradução de termos e palavras relacionadas .
Criação de história em quadrinhos sobre o tema, em inglês.
Produção textual a ser traduzida.

LITERATURA

Textos informativos
 Produção de textos, músicas.
 Parlendas e confecção de mural.
Trabalhar respeito e afetividade.

DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS POR ÁREA

O LEGADO DE CHICO ANYSIO






ARTES-  Decoração
Casal caipira  em meio a bandeirinhas com fotos de caricaturas dos personagens de Chico Anysio.

Flig- ( Colcha de retalhos em painel com as caricaturas dos personagens)


EDUCAÇÃO FÍSICA- Teatro
Apresentação de uma escolinha do professor Raimundo . ( Os alunos de forma humorada representarão os professores da escola)

Flig- ( Maquete da escolinha do professor Raimundo)


HISTÓRIA- Barraca do Bazar
A parte social da vida do Chico Anysio. O alunos  buscar donativos para entregar em um orfanato( gincana)

Flig-  Montar um painel com fotos desta visita e expor no stand

GEOGRAFIA-
Do Nordeste( Ceará) ao Sudeste ( Rio de Janeiro)
Barraca com comidas típicas nordestinas e carioca

Flig- Cartazes com os pontos turísticos do Ceará e do Rio
PORTUGUÊS E PRODUÇÃO TEXTUAL-

Apresentação de músicas e as mais belas frases de Chico Anysio. Dividir alunos caracterizados de personagens do Chico para declamar as frases.

Flig- painel com as mais belas frases de Chico Anysio)

CIÊNCIAS-  Corridas de ovo na colher, corrida do saco... Atividades que são consideradas saudáveis aos pulmões.

Flig- ( exposição de 1 cartaz ou um aluno vestido de doutor, explicando sobre o  que causa a enfisema pulmonar.( doença que levou Chico Anysio ao óbito)

MATEMÁTICA-  Barracas das argolas usando o rosto dos personagens e o ano da sua criação colados nas garrafas pet.

Flig- ( gráfico com os anos que representam a criação dos personagens e suas fotos)

INGLÊS -  organizar as  gincanas pois os americanos são competitivos( as gincanas já estão prontas dentro do projeto)

Filg- Elaborar um boneco ou caracterizar um aluno do personagem Charles Westminster que foi um personagem que falava um misto de Inglês e Português e afirmava ser pertencente à coroa inglesa.

 CULMINÂNCIA:

Realização da  Festa do MILHO .



E.M.NARCISO MACEDO.




IGUABA GRANDE








AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAR das  apresentações para a  FESTA do Milho – 15/08/2015
Eu, abaixo assinado, Pai/Mãe ou Responsável do (a) aluno (a)___________________________________________________, do ____ano, turma _____, estou ciente do comunicado sobre a Festa  do Milho da E.M. Narciso Macedo, programada para o dia 15/08/2015, às  16h, a realizar-se na própria Unidade Escolar.
( ) AUTORIZO a participação do (a) meu (minha) filho (a)          ( ) NÃO AUTORIZO a participação do (a) meu (minha) filho (a) nos ensaios e na apresentação propostas pela Escola.
Assinatura: _____________________________________________________________________________________________, ____/____/2015

 Obs: Por favor, preencher e devolver até o dia 09/06/2015


Equipe Gestora
 


REGRAS DA GINCANA



– Cada equipe será chamada de “Arraiá” e escolherá o próprio nome( um dos personagens ou programas do Chico Anysio). Exemplo: “Arraiá do Bento Carneiro”.

– Cada Arraiá escolherá um acessório que lembre o personagem escolhido para usar no dia da festa.

–– Cada Arraiá terá um grito de júbilo (grito de guerra) curto e criativo, e deverá chegar à festa com o grito de júbilo já ensaiado.

– Cada Arraiá terá um par de líderes que deverá ser comunicado à direção antecipadamente.

- Cada tarefa cumprida terá o valor máximo de 10 pontos, com exceção das tarefas Brechó, Pescaria, Sorteio e Milho que serão pontuadas por quantidade.

TAREFAS:

1) CONCURSO COMEDIANTE CAIPIRA
Exigência:  Um integrante de cada arraiá deverá  contar duas  piadas  em estilo caipira. Não poderão ser lidas. As piadas devem ser apresentadas para a coordenação antes da apresentação.  O comediante deverá apresentar-se  com criatividade e  despedir-se. Tempo limite: 5 minutos.
Quesitos: Será considerado  a criatividade e originalidade (não é concurso brega, mas caipira)

2)   CONCURSO: O Rei e Rainha do Milho
Exigência:  Cada arraia deverá  selecionar um casal para que possa desfilar.Os jurados pontuarão   o Rei e Rainha do Milho
Quesitos: Não será considerada a beleza, mas sim a criatividade e originalidade (não é concurso brega, mas caipira).
3)   CONCURSO: DUPLA DE CANTORES NO ESTILO SERTANEJO OU COUNTRY.
Exigência: Pode ser uma música existente ou criada para o evento, ou uma paródia (melodia de outra música existente em letra própria).
Quesitos: Apresentação original, criativa e cômica.

4)   SHOW:  REPENTE COM AS PALAVRAS: MILHO – CHICO ANYSIO –NARCISO MACEDO.
Exigência: Duração de no mínimo 4 e no máximo 6 minutos.( Não tem limites de integrantes. Se ultrapassar o tempo estipulado  o arraiá perderá ponto

5)  APRESENTAÇÃO DO SANFONEIRO.
Trazer um convidado para tocar uma ” moda “, com a sanfona.

6)  BREXÓ XIQUE- RENDA PARA REFORMA QUADRA.
Objetivo: Arrecadar roupas, calçados, ou quaisquer objetos úteis, em bom estado de uso, para serem vendidos no BREXÓ que funcionará no dia da festa. As roupas e objetos deverão ser entregues até o dia 10/08. Para cada  roupa ou objeto serão contabilizados 10 pontos.

7)     PRENDAS PARA AS BRINCADEIRAS
Objetivo: Arrecadar objetos diversos,  sendo no mínimo um brinde por integrante do Arraiá, no valor mínimo  de RS 2,00  para  “PESCARIA”. Para cada objeto serão contabilizados 10 pontos.
Exigência: Os objetos deverão ser entregues até o dia 10/08

8 ) SORTEIO- RENDA PARA REFORMA QUADRA.
Objetivo: Vender TICKETS  para o  SORTEIO. Quanto Para cada TICKET vendido a equipe ganhará 10 pontos.
Exigência: Cada integrante do arraiá ficará responsável de vender no mínimo 2 cartelas .

9)  COMPETIÇÃO DO MILHO
Objetivo: Arrecadar maior quantidade de espigas de milho verde. Para cada espiga de milho a equipe ganhará 5 pontos
Exigência: Cada integrante do arraiá ficará responsável por trazer no mínimo 2 espigas de milho e deverão ser entregues até o dia 12/08.





LISTA DE PRENDAS E PONTUAÇÕES


Atividade da Gincana
Utilização
PONTUAÇÃO
BREXÓ XIQUE
Roupas de tamanhos variados, em bom estado para a barraca
As roupas deverão ser entregues até o dia 10/08
(As roupas que sobrarem serão doadas para asilo e abrigo)
10 pontos

PRENDAS PARA AS BRINCADEIRAS
PRODUTOS COM VALOR MÍNIMO DE R$ 2,00
Os objetos deverão ser entregues até o dia 10/08

10 pontos

Venda das tickets para o sorteio
Venda de cartelas para o sorteio
Cada cartela no valor de R$ 2,00
Kit para cozinha (acessórios)
Cesta de chocolate
Torta
O VALOR DOS TICKETS  deverão ser entregues até o dia 12/08

15 pontos

COMPETIÇÃO DO MILHO

Trazer espigas de milho verde até o dia 12/08.


5 pontos