Levantar cedo. Ir. Almoçar e partir.
Lá estará ela, de portas sempre abertas, esperando, receptiva, seus hóspedes, seu motivo de existir. Muitas vezes a esperar por uma transformação de atitude, de ânimo, de compreensão.
Lá estará ela, de portas sempre abertas, esperando, receptiva, seus hóspedes, seu motivo de existir. Muitas vezes a esperar por uma transformação de atitude, de ânimo, de compreensão.
O espaço de encontros únicos e tão fortes em várias ocasiões. Suas paredes, cadeiras e carteiras, portas e janelas, tudo nela tem uma memória eterna e irremovível. Se ela pudesse falar… Será que estaríamos preparados para ouvi-la? Mas certamente não seriam palavras de afastamento. Pelo contrário disso, palavras de apelo a respeitá-la como ela é e a vê-la com a importância que tem. Sem a sua existência, o que somos nós, professores e alunos? Vivemos em seus limites grande parte de nosso dia. De 24 horas, das quais 12 passamos descansando, dormindo, 5,5 horas são gastas com a Escola. Isso se você é aluno, de um único turno. Há alunos que ainda fazem cursos ou programas ou vêm para a biblioteca realizar alguma pesquisa. Aquele tempo, então, é acrescido de, pelo menos, três horas. O resultado disso: 8.5 horas do total de 12 possíveis à luz do dia. É muito tempo!
Passeie, explore, viva com intensidade a sua escola. Tenha-a como parte de você mesmo(a). Ela estará na impressão de sua memória para sempre. Cuide. Preserve. Permita que tanto você quanto outros se beneficiem de sua silenciosa, mas firme presença. Dos objetos e utensílios de higiene pessoal, aos funcionários, professores, supervisores, coordenadores e diretores e também seus colegas, veja-os como um todo integrado e inter-relacionado, cooperando para o bem.
Se pudesse fazer da escola o seu lugar, respeitando e incluindo os outros, como ela seria? Como seria, mesmo tendo de aprender que ela tem suas exigências, muitas vezes não compreendidas corretamente? Se amá-la, ela o(a) amará. O amor nos faz ser como somos. Sinta-se parte do seu fundamento. Faça a escola que você quer. Ela existe a partir do momento que a materializamos.
Nunca esquecendo que mais que concreto, frieza e solidez, a escola é feita de seres humanos, de relacionamentos que podem e devem (per)durar pela vida afora. Sem o convívio saudável e que realmente permita que a personalidade se construa e manifeste cheia de vida e força, extensão do ser para o exterior, o indivíduo, aluno(a), professor(ora), vê-se vazio, sem motivação e, por isso, fraco, sozinho, vivo-morto.
As melhores pessoas que farão inclusão nas nossas lembranças existem conosco na escola: amigos, amigas, professores… pessoas que admiramos e percebemos suas qualidades, também os defeitos, são humanos. Mas, sem dúvida, esforçam-se por fazer o melhor que podem. O sentimento de que é feito o máximo podido traz tranquilidade e paz na consciência e no espírito.
Sejamos capazes de enxergar toda a maravilhosa oportunidade que a Vida, Deus, nos presenteou de graça, sem a merecermos. Assim, por que chorar, se podemos nos alegrar? Por que gritar, se podemos suavemente encantar? Por que ser doença, se podemos ser remédio? A natureza não se engana. Você foi chamado para ser único e na sua singeleza trazer um sentimento único que só você pode produzir tendo como referência aquele que está em todo parte, basta olhar em volta!
A escola não é mais um ambiente no qual dividimos o pouco tempo cronológico que o dia nos permite utilizar. É um lugar de inacreditável transformação. E o que é muito importante: o agente dessa transformação é o próprio indivíduo. Sim, você, aluno ou aluna. A escola Precisa de você e você dela. A escola Necessita de que todos unam esforços para que ela seja eficiente na missão que a sociedade e a história do homem a incumbiram (destinaram-na). Então, faça a escola que você quer.