A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia da Consciência Negra. A mesma também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
A escolha dessa data não foi por acaso. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi: líder do quilombo de palmares foi morto em uma emboscada em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o inicio da destruição do quilombo palmares.
O projeto tem por objetivo oferecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação, danças, musicas poesias, contos, pinturas , para ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra como forma de identificação e resgate da autoestima do educando afro- descendente.
JUSTIFICATIVA
A questão racial é conteúdo obrigatório no currículo escolar. A lei 10. 639, de 2003, decretou a inclusão do ensino sobre a História e Cultura afro- brasileira no Ensino fundamental e Médio. A lei passou a valer para todos os níveis da Educação Básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico – Raciais. Com isso, professores precisam validar a importância dessa data. A escola é o melhor lugar para desenvolver projetos para todos conhecerem a cultura afro e entenderem que ela faz parte da cultura brasileira.
Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afro-descendentes que forma a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde as sérias iniciais, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade.
Objetivos
• geral:
-Desenvolver atitude de compreensão para com a diversidade étnico-racial e respeitá-la.
-Desenvolver atitude de compreensão para com a diversidade étnico-racial e respeitá-la.
• específicos:
– Valorizar contribuição da cultura negra para a nossa sociedade.
– Desenvolver atitudes de respeito e cidadania para com a diversidade.
– Valorizar contribuição da cultura negra para a nossa sociedade.
– Desenvolver atitudes de respeito e cidadania para com a diversidade.
DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos
citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local,
estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será
desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração,
sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações
diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos,
experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:
• Livro:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática,
2007;
• Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e
Otávio Roth, 2003;
• Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
• Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton
Nascimento;
• Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade
que tratam sobre o tema;
• Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas
do sul”;
• Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços”
fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de
negro”.
• Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;
• Produção em artes com sucatas;
• Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira – a confirmar;
Atividades:
• Hora da história: leitura e análise de alguns artigos do livro “Declaração
Universal dos Direitos Humanos” e “Menina bonita do laço de fita”;
• Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do
mapa mundi;
Arte africana: Músicas, pinturas, ou confecção de máscaras africanas
Contos africanos:
Poemas africanos
A história dos Quilombolas (Zumbi dos Palmares)
5º ano: Mitos e lendas
-Pesquisas;
-Exposição de pratos típicos;
-Poemas, contos, músicas;
-Danças;
-Teatro;
- Apreciação de Filmes,
- Desfile com roupas de origem Africana;
-Exposição de objetos;
-Apresentação de coreografias;
-Produção e exibição de vídeos;
-Apresentação de Capoeira;
-Criação e recital de poesias
Avaliação
- Observação e registro do desenvolvimento das atividades;
- Questionamentos orais;
- Observação das ações e atitudes de cada um frente as diversidades.
“Resgatar a nossa memória significa resgatar nós mesmo da armadilha do esquecimento,
Significa estarmos reafirmando a nossa presença ativa na história pan-africana e na realidade universal dos seres humanos.”
(Abdias Nascimento)
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Respeito não tem cor nem raça. Respeito tem consciência.
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SUGESTÕES DE Atividades
ATIVIDADADE
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Encenação: Chega de Racismo
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Recitando um poema: Racismo
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Coreografia: Indiferença – Oficina G3
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Coreografia: Quebradinho, Grupo Parangolé
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Recital: Chega de Racismo e Biografia de Zumbi
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Recital: Poema, Teimosa Presença
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Encenação: As aparências Enganam
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Jogral: A Consciência Negra e a vida de Zumbi
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Coreografia: Negro Rei, música de Cidade Negra
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Jogral: Texto Negritude
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Recitando o Poema Ser Negro
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Poema: Consciência Negra, de Sarah Janaína
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Poema: Aos Negros
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Coreografia: Soul Regae Banda
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Coreografia: Pagodão, de Léo Santana
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Encenação: Racismo no dia-a-dia
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Coreografia: Música de Byoncé, Crazy in Love
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Debate: Racismo e Apresentação da Capoeira
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MATUTINO
Turma/Ano
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Atividade
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Informação = Zumbi líder dos Quilombos dos Palmares
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Poema= O racismo
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Jogral = Ser Negro
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Poema = Negros
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Poema = Negritude de Sarah Janaína
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Coreografia = Reggan Tchan – banda É o tchan
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Poema = Castigo pela Cor
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Poema = Ser Negro
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Coreografia = Negro tem ser Real – Edson Gomes
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Poema = Consciência tem cor? De Edivaldo Reis
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Texto = Um herói chamado Zumbi
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Coreografia = Sem Preconceito – Banda Mel
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Poema = Consciência do Valor da Cultura Negra
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Poema = Escravidão
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Coreografia = Beleza - Skank
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Poema = Que Negra é Essa de Diogo Lancellot
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Peça teatral = “Preconceito”
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Coreografia = Homenagem a um cantor negro, Byoncê
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Coreografia = Homenagem a um artista negro, Chris Brown.
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S er negro...
Ser negro...
Não se resume à questão de pele.
Não se resume à questão dos cabelos crespos.
Ser negro é...
Sentir-se negro num país miscigenado.
Assumir as suas raízes.
Ser negro é ter...
Coragem.
Atitude.
Ser negro é...
Lutar para ser igual nas diferenças.
Acreditar que não é inferior a ninguém.
Ser negro...
Ter princípios.
Valorizar a beleza.
Ser capaz.
Fazer acontecer neste país onde pessoas
ainda são influenciadas por ideias pré-concebidas.
Enfim...
Ser negro é "ser humano"!
de Robélia Aragão
Nova Soure - BA
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