segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Projeto Consciência Negra



A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia da Consciência Negra. A mesma também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.









 A escolha dessa data não foi por acaso. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi: líder do quilombo de palmares foi morto em uma emboscada em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o inicio da destruição do quilombo palmares.
O projeto tem por objetivo oferecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação, danças, musicas poesias, contos, pinturas , para ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra como forma de identificação e resgate da autoestima do educando afro- descendente.




JUSTIFICATIVA
A questão racial é conteúdo obrigatório no currículo escolar. A lei 10. 639, de 2003, decretou a inclusão do ensino sobre a História e Cultura afro- brasileira no Ensino fundamental e Médio. A lei passou a valer para todos os níveis da Educação Básica com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico – Raciais. Com isso, professores precisam validar a importância dessa data. A escola é o melhor lugar para desenvolver projetos para todos conhecerem a cultura afro e entenderem que ela faz parte da cultura brasileira.

Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afro-descendentes que forma a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.
Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde as sérias iniciais, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade.

Objetivos
• geral:
-Desenvolver atitude de compreensão para com a diversidade étnico-racial e respeitá-la.
•  específicos:
– Valorizar contribuição da cultura negra para a nossa sociedade.
– Desenvolver atitudes de respeito e cidadania para com a diversidade.


 DESENVOLVIMENTO:

 O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos 

citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, 

estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será 
desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, 
sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações 
diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, 
experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar: 
• Livro:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática, 
2007; 
• Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e 
Otávio Roth, 2003; 
• Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos; 
• Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton 
Nascimento; 
• Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade 
que tratam sobre o tema; 
• Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas 
do sul”; 
• Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços” 
fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de 
negro”. 
• Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada; 
• Produção em artes com sucatas; 
• Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira – a confirmar; 
Atividades: 
• Hora da história: leitura e análise de alguns artigos do livro “Declaração 
Universal dos Direitos Humanos” e “Menina bonita do laço de fita”; 
• Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do 
mapa mundi; 
Arte africana: Músicas, pinturas, ou confecção de máscaras africanas
Contos africanos:
Poemas africanos
A história dos Quilombolas (Zumbi dos Palmares)
5º ano: Mitos e lendas
METODOLOGIA

-Pesquisas;




-Exposição de pratos típicos;
-Poemas, contos, músicas;
-Danças;
-Teatro;
- Apreciação de Filmes,
- Desfile com roupas de origem Africana;
-Exposição de objetos;
-Apresentação de coreografias;
-Produção e exibição de vídeos;
-Apresentação de Capoeira;
-Criação e recital de poesias

Avaliação
- Observação e registro do desenvolvimento das atividades;
- Questionamentos orais;
- Observação das ações e atitudes de cada um frente as diversidades.


“Resgatar a nossa memória significa resgatar nós mesmo da armadilha do esquecimento,
Significa estarmos reafirmando a nossa presença ativa na história pan-africana e na realidade universal dos seres humanos.”
                                                                                                      (Abdias Nascimento)



Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.






Respeito não tem cor nem raça. Respeito tem consciência.




Compartilhe essa mensagem!







SUGESTÕES DE Atividades



ATIVIDADADE

Encenação: Chega de Racismo

Recitando um poema: Racismo

Coreografia: Indiferença – Oficina G3

Coreografia: Quebradinho, Grupo Parangolé

Recital: Chega de Racismo e Biografia de Zumbi

Recital: Poema, Teimosa Presença

Encenação: As aparências Enganam

Jogral: A Consciência Negra e a vida de Zumbi

Coreografia: Negro Reimúsica de Cidade Negra



Jogral: Texto Negritude

Recitando o Poema Ser Negro
Poema: Consciência Negra, de Sarah Janaína

Poema: Aos Negros

Coreografia: Soul Regae Banda

Coreografia: Pagodãode Léo Santana

Encenação: Racismo no dia-a-dia

Coreografia: Música de ByoncéCrazy in Love

Debate: Racismo e Apresentação da Capoeira

MATUTINO

Turma/Ano
Atividade

Informação  = Zumbi líder dos Quilombos dos Palmares

         Poema=  O  racismo

          Jogral = Ser Negro



        Poema = Negros

        Poema = Negritude de Sarah Janaína

Coreografia = Reggan Tchan – banda É o tchan

        Poema = Castigo pela Cor

        Poema = Ser Negro

Coreografia = Negro tem ser Real – Edson Gomes

        Poema = Consciência tem corDe Edivaldo Reis

          Texto = Um herói chamado Zumbi

Coreografia = Sem Preconceito – Banda Mel

        Poema = Consciência do Valor da Cultura Negra

        Poema = Escravidão

Coreografia = Beleza - Skank

        Poema = Que Negra é Essa de Diogo Lancellot

 Peça teatral = “Preconceito”

Coreografia = Homenagem a um  cantor negro, Byoncê

Coreografia  = Homenagem a um artista negroChris Brown.



S er negro...


Ser negro...

Não se resume à questão de pele.
Não se resume à questão dos cabelos crespos.
Ser negro é...

Sentir-se negro num país miscigenado.

Assumir as suas raízes.
Ser negro é ter...

Coragem.

Atitude.
Ser negro é...

Lutar para ser igual nas diferenças.

Acreditar que não é inferior a ninguém.
Ser negro...

Ter princípios.

Valorizar a beleza.
Ser capaz.
Fazer acontecer neste país onde pessoas
ainda são influenciadas por ideias pré-concebidas.
Enfim...
Ser negro é "ser humano"!



de Robélia Aragão

Nova Soure - BA























Nenhum comentário:

Postar um comentário