quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Projeto: Orientação vocacional / Sugestão de aulas motivacionais para o 9º ano






“A decisão na escolha de uma carreira é muito importante e é tomada, na maioria das vezes, por jovens ainda cursando o ensino fundamental. Quanto mais conhecimento ele tiver sobre o mercado de trabalho e como analisar a profissão mais adequada, menores serão as chances desse aluno escolher uma profissão, que no futuro, não seja exatamente aquilo que esperava”








Sugestão de aula para o 9º ano


Dados da Sugestão de au
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Quais as atividades desempenhadas por um profissional formado em um dos diversos cursos existentes;
  • Planejar uma carreira profissional; Organizar uma feira de profissões para sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula e difundir tais conhecimentos na escola.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:



Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar a  imagem (Fig. 1) abaixo aos alunos, e perguntar o que eles acham desta, o que lhes veem a mente ao vê-la. É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre a imagem em questão.


Figura 1 – Imagem de profissões.
Disponível em: http://blog.opovo.com.br/educacao/files/2010/07/profissoes.jpg Acessado em: 25 de Agosto de 2010.


Observação: O professor deverá providenciar cópias da figura em número suficiente aos alunos, ou apresentá-la em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).

Após o professor ouvir as opiniões dos alunos acerca da figura, o professor deverá ressaltar que esta aula abordará um assunto de suma importância que está presente na vida dos jovens e de grande influência no futuro dos alunos: “profissões”.''

Atividade 1   


Dando continuidade à aula, tendo como propósito discutir as diversas profissões e as atividades desempenhadas por profissionais, sugerimos esta atividade.

Estando os alunos organizados em duplas ou trios no laboratório de informática, o professor deverá pedir para que eles pensem em diferentes cursos universitários e profissionalizantes, citando-os. O professor deverá anotá-los na lousa (Fig. 2) e quando os alunos tiverem citado todos os cursos nos quais tiverem pensado, ele deverá sorteá-los entre os trios, para que todos os trios tenham, no mínimo, dois cursos para pesquisar.




Figura 2 – Exemplo de divisão de cursos entre os trios.
Fonte: do autor (adaptado de: http://www.psdgraphics.com/wp-content/uploads/2009/03/green-blank-blackboard.jpg Acessado em: 28 de Agosto de 2010.)

Após sortear os cursos entre os trios, o professor deverá orientar os grupos para que pesquisem na Internet, em livros e revistas os cursos sorteados.

Os trios deverão pesquisar como é o curso, o que o profissional formado nessa área pode fazer ao se formar (áreas de atuação profissional), qual o perfil desse profissional e como é o seu dia-a-dia.

Para a realização da pesquisa, sugerimos os seguintes sítios eletrônicos:


http://guiadoestudante.abril.com.br/home/ (Fig. 3)
http://www.guiadasprofissoes.com.br/
http://www.vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/
http://www.escolhasuaprofissao.com.br/index.jsp
http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/revista_profissoes/index.htm
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/carreiras_profissoes.aspx
http://www.vunesp.com.br/guia2010/
http://noticias.terra.com.br/vestibular/ultimas2/0,,EI11798-SUM,00.html
http://www.universia.com.br/preuniversitario/profissoes.jsp
http://www.portaldeensino.com.br/profissoes.php



Figura 3 – Imagem do sítio eletrônico “Guia do Estudante”.


Tendo como objetivo nortear esse momento, sugerimos abaixo um roteiro para a pesquisa.
Roteiro da Pesquisa:
  • Como é o curso: tempo de curso; disciplinas etc.?
  • Qual o perfil deste profissional?
  • Quais suas possíveis atuações no mercado de trabalho?   

Dando continuidade à aula, com o intuito de discutir o planejamento de uma carreira, sugerimos a próxima atividade.

Atividade 2     


Feitas as pesquisas, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos – junção de  dois trios – de preferência que pesquisaram profissões diferentes. Cada grupo deverá, em formato de uma consultoria, apresentar aos demais as profissões que foram pesquisadas. Para isso, eles deverão organizar, sob supervisão do professor, um roteiro de apresentação (trabalhando, assim, a competência da escrita).
Terminado o roteiro, deverão escolher 2 pessoas para serem “os consultores” e 2 para serem os “clientes”. Os alunos que não estiverem participando, deverão ser a plateia.

Os alunos deverão encenar situações em que o cliente procura o consultor para discutir certas profissões, como, por exemplo: estudante confuso sobre que profissão escolher; profissional que decidiu seguir outra carreira (mudar de profissão) e quer ter mais informações sobre esta nova etc.
Sugerimos o roteiro abaixo para nortear esse momento.

Roteiro de Apresentação:
  • A profissão: nome, curso, duração, matérias mais importantes ao longo do curso.
  • As possíveis atuações no mercado de trabalho.

Cada grupo deverá encenar numa certa ordem, de forma que todos possam assistir a todas as encenações. Terminadas estas, os alunos deverão dizer o que sentiram e o que pensaram ao encenarem tais situações, se foi fácil ou não e se acreditam ser importante conhecer as possíveis profissões antes de escolher uma a seguir.


Atividade 3   


Nesse momento, o professor deverá dizer aos alunos:
“Na atividade anterior, vocês tiveram que se organizar e planejar para dar uma consultoria. Será que precisamos planejar a carreira profissional? Como podemos fazer isso?”

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá pedir para que eles pensem em maneiras de planejar uma carreira profissional, de acordo com as informações obtidas nas atividades anteriores.  

Com os alunos ainda organizados em grupos, o professor deverá entregar o texto “Planejando uma carreira”  (Fig. 4) de acordo com o link abaixo..

Link do texto “Planejando uma carreira”: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/planejamento-da-carreira-profissional-e-pessoal/14529/ Acessado em:25 de Agosto de 2010.



Figura 4 – Imagem do Texto “Planejando uma carreira”.
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/planejamento-da-carreira-profissional-e-pessoal/14529/ Acessado em: 25 de Agosto de 2010.).


Após planejarem uma carreira profissional, os alunos deverão encenar duas situações. Para estas, os alunos que foram os consultores - na atividade anterior a esta, serão os clientes e vice-versa. Um cliente será uma pessoa desanimada e perdida quanto ao caminho profissional a seguir, enquanto a outra, entusiamada para tomar uma decisão, mas sem acesso à informação.

Cada grupo deverá encenar numa certa ordem de forma que todos possam assistir a todas as encenações. Terminadas estas, os alunos deverão dizer o que foi mais difícil, essa encenação ou a feita na atividade anterior e porquê.


Atividade 4     


Finalizando a aula, com o intuito de socializar o que foi discutido e aprendido em aula, os alunos deverão organizar uma feira de profissões na escola.

Os alunos deverão confeccionar cartazes a serem afixados pela escola como material de divulgação (Fig. 5) e cartazes sobre os cursos (Fig. 6) a serem afixados na sala de aula para a apresentação durante a feira de profissões (que deverão ser feitos baseados no que foi pesquisado no início da aula).

Para realizar esse evento, é necessário que os grupos, com o auxílio do professor, organizem a sala arrumando as carteiras de modo que haja espaço suficiente para que as pessoas consigam transitar pela sala de aula visitando os cursos.

Caso seja possível, é interessante que tenha um computador conectado ao sítio eletrônico do Guia dos Estudantes (Disponível em:http://guiadoestudante.abril.com.br/home/ Acessado em: 24 de Agosto de 2010.) para que os alunos e visitantes da feira possam verificar informações sobre outros cursos e, até mesmo, fazer alguns testes profissionais oferecidos pelo Guia (Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/testes/ Acessado em: 24 de Agosto de 2010.).




Figura 5 – Exemplo de cartaz para divulgação.
Fonte: do autor.




Figura 6 – Exemplo de cartaz para Feira de Profissões.
Fonte: do autor.


Os alunos deverão fazer, também, cartazes sobre o planejamento de uma carreira para serem afixados na sala de aula.
Durante a feira, os grupos deverão ficar perto de seus cartazes para apresentar o curso e a profissão pesquisada aos visitantes.

Sugestão: Os alunos poderão trazer, sob consentimento prévio e supervisão do professor, profissionais que atuem na área de um dos cursos que foram pesquisados para tirar dúvidas dos alunos visitantes da feira interessadas na área em questão.

Após  o término da feira de profissões, os cartazes sobre os cursos e planejamento de carreira poderão ser afixados pela escola, objetivando difundir as informações coletadas e aprendidas nesta aula.

Recursos Complementares
O professor poderá verificar a aula “Orientação Profissional – planejando o futuro” disponível no Portal do Professor. Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1346  Acessado em: 26 de Agosto de 2010. 
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática apresentada em aula. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.



Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINOCOMPONENTE CURRICULARTEMA
Ensino Fundamental FinalGeografiaAmbiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Fundamental FinalMeio AmbienteSociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Discutir sobre a escolha profissional e a sua relação com o futuro; Informar-se sobre as profissões; Debater sobre a relação entre auto-conhecimento e escolha de uma profissão. Utilizar a Internet como fonte de pesquisa e criação.
Duração das atividades
Projeto Anual
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar dúvidas sobre a escolha profissional;
Estratégias e recursos da aula
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1346/imagens/ep01.jpg

Orientações didáticas  

  • A escolha de uma profissão é algo que preocupa o jovem, na maioria das vezes a escolha é feita sem muito critério, e conseqüentemente isso traz frustrações para este jovem. Alguns ainda revertem o quadro e vão em busca da satisfação, outros passam o resto da vida em profissões que não suprem suas necessidades.
  • A escola como pólo formal do conhecimento pode ajudar a esses jovens a aprender a buscar e compartilhar informações sobre o tema. Preparar os alunos para o futuro é um dos papéis que a Educação não pode se omitir.
  • A adolescência é marcada por mudanças e rupturas naturais ao ciclo de desenvolvimento, esse fator em si já é o suficiente para trazer muitas angústias aos jovens, incluindo a esse quadro a questão da escolha profissional, o aluno se vê em um mar de opções e naufragam ao escolherem por falta de informação e orientação. A internet pode constituir um aliado nesta busca.
  • Este projeto é uma proposta de criação de uma ambiente virtual personalizado, no qual os alunos irão ao longo do ano postando suas descobertas, suas dúvidas, suas angústias e principalmente compartilhando suas idéias. Ele pode ser formado por uma turma, mas ser um patrimônio da escola, assim ao longo dos anos, ele pode ser completado, modificado pelos que vierem.
  • O ambiente proposto é em forma de Wiki, pois amplia o conceito de colaboração coletiva.  


Seqüência didática
A idéia é começar suscitando uma reflexão de trás para frente. Imagine se o aluno já estivesse no fim de sua vida, qual seria a sensação que ele teria sobre a escolha profissional, seria satisfação, frustração?
O filme indicado não fala necessariamente da escolha da profissão, mais dos sonhos que deixamos de realizar quando vivemos.
O que isso tem a ver com escolha profissional?
Trabalhar deve estar associado ao viver, levando em consideração o sentido pleno da palavra. Precisamos de cidadãos que trabalhem, estudem, divirtam-se, busquem realizar seus sonhos, afinal, cidadãos felizes irão lutar por uma sociedade melhor.
Esse filme tem muita sensibilidade e ajudará a conduzir o debate sobre o que somos e o que queremos ser.

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Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.
Após um debate do filme proponha que os alunos utilizem um recurso do portal que fala sobre a escolha da profissão. Por ser um programa de rádio apresenta diversos assuntos, caso você queira focar o assunto ele está localizado no tempo 14:35.




Dando continuidade ao projeto, a classe pode ser divida em grupos e cada um se responsabilizará por durante o ano alimentar a wiki, buscar novas informações, trazer palestrantes, especialistas, etc.
As equipes podem estar dividas em temas, tais como:
  1. Profissões inusitadas
  2. Profissões do futuro
  3. Profissões clássicas
  4. Profissionais da informação- orientação vocacional? Dentre outros que os alunos considerem importantes.
Para servir de fonte de inspiração e consulta sugiro este site http://guiadoestudante.abril.com.br/


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1346/imagens/ep1.jpg

O site é bem completo oferece desde testes de auto-conhecimento, até mesmo informações sobre cada profissão.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1346/imagens/ep2.jpg

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WIKI

Wiki pronunciado uíqui ou víqui é uma ferramenta on line que permite a disponibilização de conteúdos e que estes sejam atualizados de forma colaborativa. É composta de hipertextos e um software colaborativo que a hospede. um exemplo bem conhecido é a WikiPédia, a maior enciclopédia colaborativa da web.
Wiki é hoje em dia a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.
É de suma importância que as pessoas tenham total respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência. Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição. A Wikimedia, fundação que mantém o projeto Wikipedia, distribui a mesma versão aqui utilizada sob a licença GNU (open source).

Neologismos
Novas palavras e expressões criadas a partir da difusão da ferramenta wiki:
1.origem: wikiwiki: rápido, na língua havaiana.
2.verbo wikipediar: acção relacionada ao projeto Wikipédia;
1.subst. wikipédia;
2.adj. wikipedioso, wikipédico; cultura aberta, livre, anarco-democrática.
3.Ambiente wikipédico: Sítios subordinados ao domínio *.wikipedia.org/* e/ou ambiente social construído pelos colaboradores nos "bastidores" da Wikipédia. Sendo "bastidores" definido por: páginas de discussão e algumas páginas especiais como a Esplanada onde os colaboradores trocam experiências, sugestões e críticas relacionadas ao projeto.
3.Wikar: acção de inserir material em um Wiki.
4.Wikificar: Acção de formatar um texto no modo próprio da ferramenta wiki.
5.Wikipedistas: Quem colabora activamente editando e/ou criando artigos. ver artigo principal: Wikipedistas
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:O_que_%C3%A9_um_Wiki

Como sugestões de leitura e programas seguem alguns links:
DOKUWIKI
Neste site há um inclusive um tutorial.
http://shop.guiacnc.com.br/doku.php?id=tutoriais:wiki

TWIKI
O TWiki é uma ferramenta de escrita colaborativa na WEB, que consiste em possibilitar que várias pessoas separadas geograficamente interajam, criando conteúdo utilizando apenas um navegador. Através do TWiki, é possível desenvolver documentação em formato de hipertexto através da Web, de uma forma dinâmica e sem a necessidade de software especializado. Para conhecer as versões mais novas e outros recursos adicionais da ferramenta, visite o site oficial do TWiki em http://twiki.org.
fonte: http://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/Main/WebHome

WikiSpaces
WikiSpaces é um site para criação de wikis —tipos específicos de coleções de documentos modificados com a colaboração de vários usuários. Todas as páginas são elaboradas gratuitamente e podem ser classificadas em três modalidades: “Public”, com a permissão de edição por qualquer pessoa; “Protected” na qual somente membros registrados podem editar e “Fully private” que permite somente aos membros registrados no serviço visualizarem o conteúdo (esta modalidade é paga).
O que chama atenção no sistema é a facilidade de uso para estas criações. Entretanto, um tutorial com os passos básicos para edição da página pode ser encontrado na opção “Help”, com a explicação de o que representa cada um dos ícones, como deixar um texto em negrito, itálico, criação de tabelas etc. Estas são telas aparentemente simples, entretanto elas oferecem informações consistentes e realmente tornam o uso no WikiSpaces mais simples. Vale a pena conferir.
Com o WikiSpaces, você pode criar suas páginas e permitir que seus amigos e familiares a editem constantemente, visto que não existe um limite de números de espaços, membros e páginas criadas. .Também é possível fazer o “upload” de qualquer tipo de arquivos para as páginas, inserindo fotos, vídeos ou sons, personalizando a sua wiki.
Fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/wikispaces.htm

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1346/imagens/Fep4.jpg





Recursos Educacionais
NOMETIPO
Escolha a profissãoÁudio
Recursos Complementares
Tutorial de como criar uma wiki http://www.slideshare.net/cliotech/wikispaces-tutorial-306220/ http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/blogs/blog.php&post=25389
Avaliação
Verificar o grau de dedicação as atividades por parte dos alunos produtores da wiki. Identificar se a wiki torna-se um norteador para os alunos da escola;







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