sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ATIVIDADES SOBRE CARNAVAL

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender os aspectos históricos do carnaval, em especial, sobre sua “invenção”.
Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos de História e Língua Portuguesa, por meio de:
- Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e sites);
- Produção de texto (por meio da confecção de cartazes);
- Linguagem Oral (apresentação do resultado das pesquisas e confecção dos cartazes);
- Pesquisa na internet e em diferentes fontes;
- Organização em trabalhos realizados em duplas;
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Ao dar início a estas aulas, o professor deverá mostrar as imagens a seguir (Figs. 1 e 2) para os alunos e perguntar o que eles pensam quando a vêem.

Figura 1 – Imagem de máscaras
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_zbUwF_hmOAM/R6T71dbI27I/AAAAAAAAADs/YllPzBrNIPE/s320/mascara.bmp Acesso em: 03. Dez. 2009.

Figura 2- Imagem de confetes e serpentinas
Disponível em: http://doisdedosdeprosa.files.wordpress.com/2007/02/carnaval.gif Acesso em: 27. Nov. 2009.
Depois que os alunos derem suas opiniões sobre o significado das imagens acima, o professor deverá dizer (caso eles não tenham dito) que as imagens se referem ao Carnaval. Neste momento deverá pedir que os alunos digam o que eles sabem ou conhecem sobre o carnaval. O professor poderá registrar na lousa as palavras e frases que os alunos disserem sobre o que sabem sobre o carnaval.
Em seguida, um aluno voluntário lerá no dicionário, em voz alta, para os demais alunos da sala de aula o que significa a palavra “carnaval”.
O dicionário Aurélio traz três definições, são elas:
1. No mundo cristão medieval, período de festas profanas que se iniciava, geralmente, no dia de Reis (Epifania) e se estendia até a quarta-feira de cinzas, dia em que começavam os jejuns quaresmais. [Consistia em festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos, como as festas dionisíacas, as saturnais, as lupercais, e se caracterizava pela alegria desabrida, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e eróticas.]
2. Os três dias imediatamente anteriores à quarta-feira de cinzas, dedicados a diferentes sortes de diversões, folias e folguedos populares, com disfarces e máscaras; tríduo de momo.
[Sin., p. us., nessas acepç.: entrudo.]

3. Bras. Pop. Confusão, trapalhada, desordem.

Referência: Novo Dicionário Aurélio – Século XXI. Versão Digital
Link para baixar a versão digital do dicionário:
http://portugues.babylon.com/affiliates/landing/index.php?id=10588&textlink=gkn15816&gclid=CJyMjo3pxp4CFQiA5QodMUCXsA
Após conhecerem as definições que o dicionário em que a pesquisa foi efetuada trouxer, os alunos deverão refletir sobre as definições encontradas neste e compará-las com as palavras ou frases que estão elencadas na lousa. Feito isso, o professor deverá pedir que os alunos se dividam em duplas, para que outras pesquisas acerca do tema “Carnaval” sejam efetuadas.

Atividade 1
Neste momento, o professor deverá estabelecer aos alunos os assuntos que deverão ser privilegiados no desenvolvimento das pesquisas sobre o Carnaval. Estas pesquisas deverão ser feitas em diferentes fontes, tais como: livros didáticos e paradidáticos, internet, jornais, revistas, entre outros.
Os assuntos a serem pesquisados são:
1 - História do Carnaval;
2 - Definições sobre o Carnaval;
3 - Carnaval no Brasil;
4 - Carnaval em outros países;
5 - Problemas relacionados ao carnaval (uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, acidentes e etc);
6 – Curiosidades.
Sugerimos que o professor distribua a cada uma das duplas um destes assuntos/temas.
Abaixo estão relacionados alguns sites em que os alunos poderão efetuar as pesquisas (Fig. 3):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
http://www.brasilescola.com/carnaval/
http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=465
http://www.miniweb.com.br/cidadania/Dicas/carnaval.html
http://artes.com/carnaval/historia.html
http://www.axezeiro.com.br/noticia/mat%C3%A9rias/3250,doencas-do-carnaval.html
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/111049
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/festas.aspx?cod=278
http://vestibular.iesam-pa.edu.br/pdf/Prova_2008-2.pdf
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/8888
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=2714&ReturnCatID=487
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/02/26/materia.2009-02-26.2912063039/view

Figura 3 – Imagem do site Menino Maluquinho

Atividade 2
Após o desenvolvimento das pesquisas, cada dupla deverá elaborar um cartaz contendo informações e imagens sobre um dos 6 assuntos ou temas elencados anteriormente. Cada dupla deverá fazer uma breve exposição sobre o resultado de suas pesquisas, trabalhando assim com a linguagem oral, a qual é muito importante para o desenvolvimento dos alunos!
Em seguida, os cartazes deverão ser expostos em um Mural da escola para que os demais alunos, professores e funcionários possam conhecê-los.
É importante que o tema do uso de álcool e drogas e também sobre o uso de camisinhas seja contemplado nas pesquisas e na elaboração dos cartazes, por se tratar e um tema muito importante que deve ser discutido pela escola!
Sugerimos que na confecção dos cartazes os alunos coloquem confetes e serpentinas!
Recursos Complementares
1. Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos letras de algumas músicas do Carnaval, conhecidas como “Marchinhas”.
Segue abaixo a lista de algumas marchinhas:
http://www.suapesquisa.com/carnaval/marchinhas_carnaval.htm
http://marchinhasdecarnaval.letrasdemusicas.com.br/
2. Sugerimos que os alunos confeccionem máscaras de carnaval com papel reciclado ou “papel marche”.
http://www.confagri.pt/Ambiente/ObjectosResiduos/doc29.htm
http://www.sonholilas.com.br/2007/05/24/receita-de-papel-mache/  
Avaliação
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sempre focalizando na avaliação as seguintes competências:
- Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e sites);
- Produção de texto (por meio da confecção de cartazes);
- Linguagem Oral (apresentação do resultado das pesquisas e confecção dos cartazes);
- Pesquisa na internet e em diferentes fontes;
- Organização em trabalhos realizados em duplas;




AULA 2




Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno terá a oportunidade de:
 desenvolver a leitura e a escrita através do trabalho com marchinhas de carnaval;
compreender a letra das marchinhas;
desenvolver a criatividade e a escrita a partir da elaboração orientada de uma marchinha de carnaval sobre temas infantis;
Se envolverá com a festividade do carnaval através de enredos típicos dessa festa.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos..
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
O professor iniciará a aula perguntando para os alunos se eles sabem o que é carnaval (uma festa típica do nosso país e que acontece, geralmente, em fevereiro), se eles gostam dessa festa e quais são as atrações que eles conhecem do carnaval (escolas de samba, trio elétrico, dança, folia na rua, etc.)
Continuará a conversa perguntando se eles sabem qual é a música típica do carnaval.
Informar que a MARCHINHA é um tipo de música antiga que era, e  ainda é, bastante utilizada nos bailes de carnaval. Perguntar quem conhece uma marchinha de carnaval.
Momento 2
Levar para os alunos a marchinha "mamãe eu quero" para eles ouvirem e lerem a letra, a qual será xerocada para cada aluno (Música disponível no site abaixo)
http://www.youtube.com/watch?v=2t0FXpDH4RI
Mamãe eu quero
Compositor(es): Marcha De Jararaca E V. Paiva
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
O professor deixará os alunos ouvirem a marchinha quantas vezes julgar necessário, incentivando-os a cantar. Em seguida, conversará a respeito da compreensão da letra da música, deixando que os alunos digam o que entenderam, perguntando o significado de alguma palavra, possivelmente, não entendida por eles.
Direcionar a conversa, afirmando que essa marchinha é uma brincadeira e que diz respeito à relação de um mãe com seu filho.
Momento 3
Apresentar outras marchinhas de carnaval, disponíveis nos sites abaixo:
http://www.esnips.com/doc/892ab592-676f-4d5d-8085-464001172934
http://www.youtube.com/watch?v=jX-mr-ivIug&NR=1 (vídeo com alunos cantando)
Abre Alas
Composição: Chiquinha Gonzaga
Ô Abre Alas,
Que eu quero passar (2 X)
Eu sou da Lira,
Não posso negar (2 X)
Ô Abre Alas,
Que eu quero passar (2 X)
Rosas de Ouro é quem vai ganhar
Após a escuta dessa marchinha, o professor procederá da mesma forma orientada anteriormente, explicando a letra da música. Nesse caso, será necessário esclarecer que Rosa de Ouro era o nome de uma escola de samba e que essa marchinha diz respeito à passagem da escola na avenida. Ela pede espaço para passar (ô abre alas), afirmando que o cantor é da lira, ou seja, da poesia ou da arte.
Momento 4
Neste momento, será apresentada ao aluno uma outra marchinha, mas será realizada uma atividade diferenciada, na qual os alunos receberão a letra com algumas palavras apagadas. Desta forma, eles ouvirão a música e terão que completar a letra com as palavras que estão faltando.
Tomara que chova
Composição: Emilinha Borba
Tomara que ______
Três dias sem parar,
Tomara que chova,
Três dias sem _____
A minha grande ____
É lá em casa
Não ter água,
Eu _____ me lavar.
De _____ eu ando cheio,
Quando eu conto,
A minha vida,
Ninguém quer acreditar,
_______ não me cansa,
O que cansa é pensar,
Que lá em _____ não tem água,
Nem pra ______
A música está disponível no site:
http://www.esnips.com/doc/5da4be44-fef3-4125-a193-48be297dd7ab
Ao final da atividade de completar a letra, o professor também discutirá a interpretação dessa marchinha com os alunos, informando-os que a temática em questão gira em torno do tempo (pedido de chuva por parte do autor) e da falta de água comentada como um problema também ressaltado pelo autor.
Momento 5
Após esses três exemplos de marchinhas, o professor pedirá, com tarefa de casa, que os alunos pesquisem para a próxima aula, exemplos de marchinhas, com a letra escrita em uma folha, a ser entregue para o professor.
Momento 6
Na aula seguinte, o professor pedirá aos alunos para apresentarem a marchinha que encontraram e confeccionará um mural intitulado: MARCHINHAS DE TODOS OS TEMPOS
Momento 7
Nesse momento, o professor irá sugerir a escrita de uma marchinha de carnaval produzida pelos alunos.
Como inspiração,  o professor colocará várias marchinhas para os alunos ouvirem, contidas no vídeo indicado abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=X5kWxVAZp1k&NR=1 
Em seguida, dará a orientação: para escrever uma marchinha será necessário escolher uma melodia, ou seja, um som, que pode ser o mesmo de uma marchinha de que eles gostam.
Será necessário escolher também um tema,o qual o professor poderá sugerir que seja sobre brincadeiras ou sobre algum personagem de que eles gostam.
Será interessante o professor dar um exemplo de marchinha inventada, como a sugerida abaixo:
Exemplo: futebol com a melodia (som) de "Mamãe eu quero", utilizando alguma parte da música e a respeito de uma brincadeira ou esporte:
Título: Mamãe eu quero
Compositora: Lívia Neves
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Eu quero jogar futebol
Dá minha chuteira
Dá minha chuteira
Dá minha chuteira porque eu quero jogar!!!!
Momento 8
O professor recolherá as marchinhas, verificando se os alunos entenderam a proposta e dará sugestões de mudanças, caso haja necessidade.
Em outra aula, entregará para os alunos passarem a limpo, numa folha especial que poderá conter uma ilustração como a abaixo, ou ser ilustrada pelos próprios alunos.

Momento 9
Após as marchinhas serem passadas a limpo, o professor pedirá para os alunos apresentarem sua produção para os colegas, tentando cantar a marchinha inventada. As letras das marchinhas serão fixadas em um mural intitulado: " Produzindo marchinhas carnavalescas"
Recursos Complementares
Outras marchinhas serão encontradas no site:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&gbv=2&q=marchinhas%20de%20carnaval&ie=UTF-8&tbs=isch:1,vid:1&sa=N&tab=iv
Assim, o professor poderá optar por outras marchinhas caso queira complementar sua aula.
Avaliação
O professor corrigirá as marchinhas de carnaval, verificando se os alunos foram capazes de desenvolver o tema carnaval, utilizando os temas sugeridos e as melodias ouvidas.
Verificará também o envolvimento do aluno ao participar das aulas, pesquisando sobre as marchinhas existentes, cantando as músicas, etc.







AULA - 3




Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ouvir, ler, escrever e cantar marchinhas de carnaval;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Desenvolver a habilidade de ler e interpretar imagens reconhecendo características de diferentes épocas;
  • Reconhecer letras, palavras, frases e refrãos;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Pesquisar informações sobre o carnaval;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto. 
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas. 
Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
A aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca da cultura popular brasileira: as marchinhas de carnaval.
Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de marchinhas de carnaval. Dependendo da faixa etária de seus alunos, provavelmente não conhecerão algumas músicas que serão apresentadas. Aproveite esse momento para refletir sobre a estrutura dos textos (versos, estrofes, rimas e refrãos). É também oportunidade para que os alunos façam leitura de imagens. Ao lermos um texto, muitas vezes, não damos importância às figuras que ele apresenta. Essas não são meramente ilustrativas, pois trazem informações importantes acerca do assunto abordado. Ao analisarmos as imagens reportamo-nos a época da mesma, identificamos os elementos ali presentes, avaliamos características gerais e individuais, sejam elas de objetos, de paisagens e de pessoas.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos:
Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre marchinhas de carnaval ou sobre o carnaval de antigamente. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Você poderá inserir algumas indagações:
  • Algum de vocês já participou de festas de carnaval: bailes ou desfiles?
  • Quem já acompanhou essa festa por meio de TV, revistas, jornais ou internet?
  • Vocês gostam desta festa? Por quê?
  • O carnaval é igual em todas as regiões do Brasil?
  • Vocês conhecem alguma música que costuma ser cantada nessa festa?
  • Quem conhece alguma marchinha de carnaval ou músicas antigas de carnaval? (Em caso afirmativo, solicite que o aluno compartilhe com os colegas.).
Ouça as respostas e faça novos questionamentos. Em seguida, apresente uma “Caixa Surpresa” para a turma e solicite que alguns alunos retirem acessórios, imagens, objetos e/ou fichas com palavras, que lembrem o carnaval.
Ao retirar cada elemento da caixa, o aluno deverá ler a palavra escrita ou explicar o que significa cada objeto. Caso seja necessário, os colegas e /ou professor poderá ajudá-lo.
Sugestões de palavras para a caixa: serpentina, fantasia, escola de samba, enredo, folia, máscara, passista, samba, trio elétrico, frevo, folião, bloco.
Sugestões de objetos: fantasia, serpentina, máscara, apito, plumas, confete.
Para finalizar este momento, pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. É importante que eles justifiquem suas respostas.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome a atividade anterior relembrando algumas situações vivenciadas pela turma durante o carnaval.
Informe-os que esta festa faz parte da cultura brasileira, que as marchinhas, no passado, eram muito mais cantadas e conhecidas. Elas foram transmitidas de geração em geração. Comunique que hoje existem vários tipos de músicas que são cantadas no carnaval, variando de região para região. Por exemplo, axé no nordeste e samba no sudeste.
Caso queira conhecer um pouco mais sobre a temática, acesse:
http://jensoares.blogspot.com.br/p/o-carnaval-que-canta-historia.html O carnaval que canta histórias.
http://www.zun.com.br/principais-ritmos-brasileiros-e-suas-origens/ Principais ritmos brasileiros e suas origens.
http://www.infoescola.com/musica/ritmos-do-carnaval-brasileiro/ Ritmos do carnaval brasileiro.
http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval-no-brasil.htm História do carnaval no Brasil. Acesso em 25/04/2013.
Professor, a leitura de imagens representa um importante recurso de aprendizagem. Para incentivar a turma a pensar sobre a temática da aula, explore algumas iconografias.
Instrua os alunos que observem e analisem as  representações confrontando seu conteúdo com o diálogo estabelecido anteriormente. Peça que observem os detalhes e que descrevam as características de cada lugar. Vários aspectos podem aqui ser observados: vestimentas, paisagens, meios de transporte, elementos que revelam se a foto é uma imagem antiga ou recente, dentre outras. Tais informações constituem fontes de informações, pois revelam a origem das pessoas fotografadas. Você poderá utilizar os sítios abaixo e também fazer questionamentos para interpretá-las. (Se a sua escola faz parte do P rojeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática, use um projetor multimídia para projetar ou faça a cópia impressa. Outro recurso é procurar imagens em revistas e jornais.
Marchinhascarnaval http://tibagi.pr.gov.br/portal/modules/news/article.php?storyid=14 Carnaval em Tibagi– Rio de Janeiro 1910.

Marchinhascarnaval1 http://viajeaqui.abril.com.br/materias/noticias-carnaval-no-rio-2012-camarotes-a-venda Carnaval no Rio de Janeiro 2012.
Marchinhascarnaval2 http://g1.globo.com/Carnaval2010/0,,MUL1490305-17812,00.html Desfile de bonecos gigantes no carnaval de Olinda- Pernambuco 2010.
Marchinhascarnaval3 http://campos24horas.com.br/portal/111138/  Desfile  de carnaval no Rio de Janeiro 2013.
Marchinhascarnaval4 http://www.criciuma.sc.gov.br/site/noticia/pre_carnaval_com_marchinhas_movimenta_nereu_ramos-7086 Aceso 25/04/2013Panfleto carnavalesco.

Marchinhascarnaval5 https://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/Carnaval%20a%20moda%20antiga3.jpg Panfleto carnavalesco.  Acesso em 25/04/2013. 

Sugestões de alguns questionamentos que podem ser feitos:
  • Qual é o assunto dessas imagens?
  • Vocês já viram cenas como estas?
  • Tem algo que lhes chamam atenção?
  • O que cada imagem nos mostra?
  • Quais cenas são mais antigas e quais são mais atuais?
  • O que vocês observaram nas cenas que as identificam como antigas?
  • Estas cenas mais antigas ainda existem nos dias de hoje? Como se modernizaram?
  • A duas últimas imagens descrevem um texto informativo. Para que ele serve? Quais informações ele fornece ao leitor? 
Depois do diálogo, troca de ideias e impressões, aproveite para relembrar as marchinhas de carnaval citadas pelos alunos. Se os mesmos não mencionaram nenhuma, apresente algumas. Você poderá selecioná-las e ouvi-las utilizando os sítios:  http://letras.mus.br/marchinhas-de-carnaval/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-carnaval/letras-de-marchinhas-de-carnaval.php  Acesso em 25/04/2012.
Termine essa atividade informando aos alunos que na próxima aula irão trabalhar com uma marchinha de carnaval.
Observação: Você poderá orientar os alunos a realizarem uma entrevista com pessoas idosas da família ou vizinhos que gostem de carnaval para contarem como se divertiam nessa festa quando eram jovens. Se preferir, poderá convidar uma pessoa para vir até a sala de aula, assim, terão a oportunidade de compartilhar a temática com a própria pessoa. Definido/s o/s entrevistado/s, o próximo passo será levantar as perguntas que poderão ser feitas. Ajude-os nessa tarefa, para que as perguntas não se tornem repetitivas ou fora do objetivo da atividade. Oriente-os que, no momento da entrevista, prestem atenção nas respostas, anotando tudo em uma folha de papel. Solicite-lhes que socializem as respostas, caso haja mais de um entrevistado. Registrem esse momento por meio de um texto coletivo. (O texto coletivo deve ser mediado por você, que deverá orientar a participação ativa dos alunos e coordenar as ideias que forem surgindo. Os alunos vão expondo suas opiniões enquanto você escreve o texto na lousa, você deverá, juntamente com os alunos, fazer a revisão do texto e, finalmente, eles copiam a versão final. É importante que o conteúdo e a forma sejam levados em consideração. Para isso, sempre que necessário, faça intervenções que garantam o encadeamento do texto. Se preferir você poderá digitar o texto e depois dar uma cópia aos alunos, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescrevam os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário. Durante a elaboração do texto e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos).
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome o tema e pergunte aos alunos se eles conhecem a marchinha de carnaval “Allah-Laô”. Cante um pedacinho para que eles possam identificá-la, se preferir utilize CD Marchinhas de Carnaval, v. 1, 2011 ou acesse o sítio http://baixarcdscompletos.com/marchinhas-de-carnaval-vol-1-e-2/.
Informe que os compositores são Haroldo Lobo e Nássara, e o intérprete é Carlos Galhardo em 1940. (http://aochiadobrasileiro.webs.com/Musicas/Allahlao.htm).
Registre a letra da marchinha de carnaval “Allah-la- ô” na lousa e peça que os alunos a copiem  no caderno de Língua Portuguesa. Se preferir poderá xerocopiar o texto.
Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida faça você uma leitura em voz alta e logo após peça que releiam o texto silenciosamente. Ande pela sala, perguntando para alguns alunos onde está escrita determinada palavra. Isso fará com os alunos busquem ajustar o oral ao escrito e considerem índices gráficos conhecidos, como letras iniciais e finais, por exemplo, até encontrar a palavra certa.
Discuta com os alunos o conteúdo do texto, deixem que descubram o refrão. Destaque que nas marchinhas de carnaval o refrão é uma das principais características do gênero. Depois, organize a turma em dois grupos, por exemplo, um grupo de meninos e um de meninas. Todos os grupos deverão ler o refrão juntos e as demais estrofes serão lidas alternando, a primeira pelos meninos e a segunda pelas meninas.

Allah-la- ô

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô

Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah.
Depois de realizadas as leituras, convide a turma para ouvir a música. Toque a canção algumas vezes para que os alunos percebam o refrão e a informação que está no texto: reclamação do calor.
É importante ressaltar que refrão é um verso ou um conjunto de versos que se repetem várias vezes ao longo do texto ou canção. Você poderá acessar o sítiohttp://letras.mus.br/marchinhas-de-carnaval/497936/.  Acesso em 25/04/2013.

Compreendendo o texto

Professor, de acordo com a proposta do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil, Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 17), algumas capacidades de leitura são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
  • Reconhecer a finalidade do texto;
  • Localizar informações;
  • Identificar o tema/sentido do texto;
  • Compreender o sentido e expressões/palavras do texto;
  • Elaborar inferência;
  • Dentre outras.
Para isso, sugerimos as atividades escritas a seguir. Elas poderão ser respondidas oralmente, em pequenos grupos, e depois socializadas com todos, ou individualmente por meio da escrita. Essa decisão dependerá da competência leitora que os alunos já alcançaram.

1- Qual é o assunto principal dessa marchinha?
(    ) Reclamação por causa do calor.
(    ) Explicação de como é o carnaval.

2- Muitas marchinhas e outros textos poéticos apresentam refrãos. Sublinhe o refrão da marchinha “Allah-la- ô” e escreva quantas vezes ele aparece:
(      ) vezes.

3- Na marchinha, a pessoa diz  “Atravessamos o deserto do Saara”. O que você acha que ela quis dizer?
_________________________________________________________________________________________

4- Você sabe o nome de algum animal que não necessita ficar bebendo água a todo o momento e constitui o transporte mais rápido no deserto?  Que animal é este? _________________________________________________________________________________________(Professor, incentive os alunos a buscarem resposta para este questionamento. Se necessário, organize espaço para que pesquisem na sala de aula ou levem como " Tarefa de casa").

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
          Marchinhascarnaval6
Para iniciar essa atividade retome com os alunos a letra da cantiga “Allah-la- ô”. Em seguida registre as tarefas na lousa, peça que copiem e depois responda:
1- Copie as palavras abaixo e complete dados sobre elas:
Deserto
Letra que começa a palavra: ______
Letra que termina a palavra: ______
Quantas letras a palavra “Deserto” tem? ______
Quantas sílabas a palavra "Deserto" tem? _____ Quais são elas? _____

Atravessamos
Letra que começa a palavra: ______
Letra que termina a palavra: ______
Quantas letras a palavra Atravessamos tem? ______
Quantas sílabas a palavra "Atravessamos" tem? _____ Quais são elas? _____

2- Vamos ver se vocês estão craques na escrita de  palavras? Organizem em duplas e escrevam as palavras que vou ditar:
Sugestões de palavras: fantasia, carnaval, alegria, máscara, samba, bailarina, amigo, bloco, dia, noite, calor, povo, passarela, antigamente, colombina, palhaço. (Professor, procure utilizar palavras que surgiram durante os diálogos e registros sobre a temática. Você poderá realizar ditados de frases. Lembre-se: é importante ditar a palavra normalmente, sem artificializar a pronúncia, bló-có. Você poderá repetir a palavra/frase uma ou duas vezes, caso necessário. O ditado é um instrumento que serve como  avaliação. Ele pode funcionar como um mapa de possíveis dificuldades que a turma apresente em relação a um grupo de palavras que tenham sido objeto de estudo.Você poderá fazer a correção coletiva na lousa. O próprio aluno irá fazer a autocorreção, de acordo com a da lousa. A autocorreção é muito interessante, pois o aluno começa a ter percepção do “erro” cometido e, como a correção é feita logo após o ditado, consegue entender até mesmo o motivo que o levou ao “erro”: falta de atenção, pressa ao escrever, problemas na grafia, dentre outros). 

OUTRAS POSSIBILIDADES 
 Professor, você poderá desenvolver outras atividades, por exemplo:
 1- Convide os alunos para fazerem cartazes informando o que descobriram sobre marchinhas de carnaval. (Divida a turma em duplas, ou grupos de até quatro alunos. Leve para sala de aula revistas para recortes, cartolinas, colas, tesouras, canetas, tintas para pintura em papel, dentre outros materiais que você julgar necessário para montagem de cartazes. Assim que ficarem prontos permita que cada grupo socialize seu trabalho. Em seguida peça que escolham diferentes espaços no interior da escola para que possam colá-los. Não se esqueça de pedir que escrevam: título, nomes dos autores e  ano de estudo.).
2- Atividades lúdicas:
  • Bingo de letras e palavras (Cartelas individuais explorando palavras. Sugestões de palavras: palhaço, alegria, salão, serpentina, colombina, fantasias, marchinhas, máscara.).
  • Forca (poderá ser realizado na lousa com a participação de todos os alunos. Exemplos: carnaval ___  ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___
  • Acrósticos;
  • Caça- palavras;
  • Confecção de máscaras;
  • Formação de palavras com alfabeto móvel;
  • Cruzadinhas.
3- Jogos
Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos, acessem os sítios registrados a seguir. Se não possuir estas ferramentas, confeccione os jogos propostos.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-carnaval.html. Jogo da memória.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-carnaval.html. Carnaval – forca.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/monte-o-seu-cenario-carnaval.html. Carnaval cenário.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/vestuario-carnaval.html. Carnaval.
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/carnaval.html. Carnaval cinema. Acesso em 29/04/2013.
Durante a realização das atividades dialogue com os alunos, faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final da atividade pergunte: o que acharam e o que foi possível aprender. Se eles tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto
Professor, proponha que os alunos, individualmente, produzam um texto sobre a temática carnaval.
Instrua que eles deverão incluir as palavras do ditado anterior. Comunique que ao finalizarem suas produções, alguns serão selecionados para fazerem a leitura de seu texto para a professora e demais colegas. Durante a elaboração do texto e registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos. (Com essa atividade você extrapola a expectativa pedagógica do ditado, quando aliar à produção textual. Os alunos, mesmo que não percebam, estarão trabalhando a coerência e a coesão, pois deverão incluir as palavras ditadas de maneira que façam sentido lógico, para o leitor, além da clareza do texto. Você poderá fazer um levantamento do desempenho dos alunos, estabelecendo comparativos com os meses anteriores e posteriores, acompanhando o avanço de cada um.).
Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever as produções. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos ).
Os alunos poderão ilustrar o texto utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Para finalizar este momento permita que os alunos apresentem suas produções aos demais colegas.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Professor, utilize a temática e/ou o tema principal da canção Alla-lô  (causa do calor) e adote uma metodologia interdisciplinar que permita ao aluno ler, interpretar, analisar, sintetizar e concluir. Sugerimos os conteúdos a seguir para que o trabalho concilie com sua proposta curricular, veja:
Língua Portuguesa:  estrutura de textos, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão); comunicação oral (falar/ouvir/compreender/interpretar/escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário).
História: os períodos de seca e de enchentes vividos em diferentes regiões; diferentes grupos e sociedades; tempo da cidade: história da cidade; permanências e mudanças do passado na cidade; levantamento de problemas (passado e presente) e discussão de soluções.

Geografia: características ambientais de diferentes regiões: desmatamento, poluição de rios e mares, sustentabilidade, biodiversidade, as quais tanto interferem na preservação da fauna; utilize procedimentos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e no tratamento de informações, mediante fontes escritas ou imagéticas.

Matemática:  formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo as noções de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade Matemática oral e escrita.

Ciências: ambientes naturais e ambientes construídos: ações do homem no ambiente; propriedades do ar; atmosfera; gases que compõem o ar; poluição do ar; enchentes: causas; fatores que regulam a infiltração da água; zonas climáticas da Terra: trópicos e círculos polares; atmosfera terrestre: importância da atmosfera e componentes.

Temas transversais: ética, cidadania, natureza e sociedade.

Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas e maquetes.

Informática - utilize o programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA para:   
. Pesquisar: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
. Digitalizar textos:  KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou (Metasys> Aplicativos > KWord).
. Ilustrar: KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).
. Fotografar: WxCam clicando em : laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).
. Fazer pintura digital: Tux Paint  (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
. Gravar som: KRecord, siga as orientações: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).
Recursos Complementares
Você também poderá acessar os sítios abaixo para ter outras informações sobre marchinhas de carnaval:
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões.  Brasília: MEC,SEB,  2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf> Acesso em 27/04/ 2013.
http://educadoracristinasouza.blogspot.com.br/2013/02/atividades-de-carnaval-para-colorir.html. Atividades pedagógicas sobre carnaval.
http://trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2012/02/atividades-carnaval.html. Projeto carnaval.
http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/conheca-a-origem-das-marchinhas-de-carnaval/. Origem das marchinhas de carnaval.
http://revistaescola.abril.com.br/carnaval/. Reportagens sobre carnaval. Acesso em 27/04/2013.
Avaliação
A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso realize observações e registros individuais dos alunos. Avalie os avanços deles e cheque o domínio da leitura e da escrita. Observe se eles formulam hipóteses sobre o tema desenvolvido, se (re)conhecem letras, palavras, frases e refrãos, se interagem com seus pares. Leve em consideração a participação dos alunos nas discussões e também no texto elaborado em sala de aula, cujo tema permite que seja observado o entendimento deles perante os conteúdos apresentados. Se você utilizou o laptop do Projeto UCA ou o tablet, observe se os alunos trabalham seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
Opiniã
Opiniã


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário