Festa do MILHO - Venha participar do Arraiá do Narciso
Dia 15 de agosto de 2015
O Projeto Festa do Milho, intitulado “Arraiá do Narciso”, integra o projeto anual da Escola Municipal Narciso Macedo.A Proposta Pedagógica da Escola enfatiza o compromisso com a participação da família e sua integração em atividades festivo-culturais, bem como a garantia de espaço de convivência comunitária envolvendo toda a comunidade escolar.
O trabalho compartilhado e em equipe é a tônica de desenvolvimento do projeto. A ornamentação conta com trabalhos dos alunos e participação efetiva de todos os profissionais inclusive de alguns familiares desse segmento. Os pratos típicos servidos são feitos pelas profissionais da escola e recebemos doações de professores e funcionários. As danças apresentadas pelos alunos são escolhidas criteriosamente pelas professores e equipe pedagógica, que primam pela coreografia e diversidade: além das quadrilhas típicas, outros ritmos e culturas são valorizados.
O projeto Festa Junina além de ser espaço de integração, movimenta a escola e as famílias em ações que possibilitam a captação de verbas que são revertidos para ações na escola.
Escola Municipal Narciso Macedo
TEMA: RESGATE DA CULTURA LOCAL.
Significados e valores relacionados a cultura do interior.
Título: Festa do MILHO
ALUNOS ATENDIDOS: Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
JUSTIFICATIVA: Este projeto visa integrar a comemoração da festa na roça tendo em vista a necessidade e o entusiasmo de festejar a diversidade cultural, pretendendo despertar nos alunos o espírito de valorização e entrosamento, realizando na escola uma festa para envolver o ciclo escola- família- comunidade, desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo ao educando a ampliação de seu universo lingüístico, pois a festa da Roça se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem.
JUSTIFICATIVA: Este projeto visa integrar a comemoração da festa na roça tendo em vista a necessidade e o entusiasmo de festejar a diversidade cultural, pretendendo despertar nos alunos o espírito de valorização e entrosamento, realizando na escola uma festa para envolver o ciclo escola- família- comunidade, desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo ao educando a ampliação de seu universo lingüístico, pois a festa da Roça se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem.
OBJETIVO GERAL:
- Valorizar a cultura local;
- Desenvolver ritmo, compasso, criatividade, e coordenação motora aos participantes.
- Despertar sentimentos de respeito e afetividade nos alunos.
- Desenvolver o espírito de cooperação e organização;
- Proporcionar melhor entrosamento entre aluno/aluno e professor.
- OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Conhecer as características do interior valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo.
- Incentivar o trabalho cooperativo, proporcionando a participação da comunidade escolar em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições.
- Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, pratos típicos, trajes e danças.
- Compreender a história , bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro.
- Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.
- Resgatar as tradições e costumes do homem do campo.
- Desenvolver o gosto por poemas e músicas.
- Socialização dos alunos.
- Incentivar o gosto pela culinária .
METODOLOGIA
Ensaio de dança
Confecção de balão e bandeiras
Cantar e dançar canções caipiras
Brincar de desfile
Simular casamento caipira
Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele
Degustação de pratos típicos
Confecção de decoração
Desenho
Recorte
Colagem
Pintura
Cartazes
Cruzadinhas
Caça-palavras
Músicas
Dramatizações
Confecção de mural
LINGUA PORTUGUESA:
Valorização das festas caipiras
Desenvolvimento da linguagem oral, corporal e raciocínio.
Desenvolvimento da imaginação e da criatividade através de produção de textos.
Identificação dos tipos de frases
Cruzadinha
Caça palavras
Exploração da leitura através de textos informativos
Interpretação de musicas e danças
Separação de sílabas
Substantivos
MATEMATICA
Resolver exercícios envolvendo multiplicação
Problemas e exercícios envolvendo divisão
Expressão numérica envolvendo as quatro operações
Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.
Orçamentos e pesquisas de preço.
HISTÓRIA
Estudar a origem da festas caipiras e as questões religiosas.
Valorizar o homem do campo
Entender as musica típicas
Valorizar o homem do campo
Entender as musica típicas
Pesquisar a tradição local.
GEOGRAFIA
Conhecimento dos países onde originaram a festa caipira
Conhecimento da culinária típica
As diferenças existentes na tradição de uma região para outra
ARTES
Confeccionar balão e bandeiras para ornamentar a sala e a escola
Montar um mural
Confeccionar cartazes e convites
Confeccionar quebra-cabeça
EDUCAÇÃO FÍSICA
Brincadeiras educativas
Jogos de futebol, queimada, ovo choco...
Jogos que estimulem a integridade entre os colegas
Ensaio para a dança da quadrilha.
CIÊNCIAS
CIÊNCIAS
Conscientização dos perigos das fogueiras e fogos de artifício.
Importância dos movimentos (dança) para o corpo humano.
Receitas.
INGLÊS
Tradução de termos e palavras relacionadas .
Criação de história em quadrinhos sobre o tema, em inglês.
Produção textual a ser traduzida.
LITERATURA
Textos informativos
Produção de textos, músicas.
Parlendas e confecção de mural.
Trabalhar respeito e afetividade.
DISTRIBUIÇÃO
DE TAREFAS POR ÁREA
O LEGADO DE CHICO ANYSIO
ARTES- Decoração
Casal
caipira em meio a bandeirinhas com fotos
de caricaturas dos personagens de Chico Anysio.
Flig-
( Colcha de retalhos em painel com as caricaturas dos personagens)
EDUCAÇÃO FÍSICA- Teatro
Apresentação
de uma escolinha do professor Raimundo . ( Os alunos de forma humorada
representarão os professores da escola)
Flig-
( Maquete da escolinha do professor Raimundo)
HISTÓRIA- Barraca do Bazar
A
parte social da vida do Chico Anysio. O alunos
buscar donativos para entregar em um orfanato( gincana)
Flig- Montar um painel com fotos desta visita e
expor no stand
GEOGRAFIA-
Do
Nordeste( Ceará) ao Sudeste ( Rio de Janeiro)
Barraca
com comidas típicas nordestinas e carioca
Flig-
Cartazes com os pontos turísticos do Ceará e do Rio
PORTUGUÊS E PRODUÇÃO
TEXTUAL-
Apresentação
de músicas e as mais belas frases de Chico Anysio. Dividir alunos
caracterizados de personagens do Chico para declamar as frases.
Flig-
painel com as mais belas frases de Chico Anysio)
CIÊNCIAS- Corridas de
ovo na colher, corrida do saco... Atividades que são consideradas saudáveis aos
pulmões.
Flig-
( exposição de 1 cartaz ou um aluno vestido de doutor, explicando sobre o que causa a enfisema pulmonar.( doença que
levou Chico Anysio ao óbito)
MATEMÁTICA- Barracas das
argolas usando o rosto dos personagens e o ano da sua criação colados nas
garrafas pet.
Flig-
( gráfico com os anos que representam a criação dos personagens e suas fotos)
INGLÊS - organizar
as gincanas pois os americanos são
competitivos( as gincanas já estão prontas dentro do projeto)
Filg-
Elaborar um boneco ou caracterizar um aluno do personagem Charles Westminster que foi um personagem que falava um
misto de Inglês e Português e afirmava ser pertencente à coroa inglesa.
CULMINÂNCIA:
Realização da Festa do MILHO .
E.M.NARCISO
MACEDO.
IGUABA GRANDE
AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAR das apresentações para a FESTA do Milho – 15/08/2015
Eu, abaixo assinado, Pai/Mãe ou Responsável do (a) aluno (a)___________________________________________________, do ____ano, turma _____, estou ciente do comunicado sobre a Festa do Milho da E.M. Narciso Macedo, programada para o dia 15/08/2015, às 16h, a realizar-se na própria Unidade Escolar.
Eu, abaixo assinado, Pai/Mãe ou Responsável do (a) aluno (a)___________________________________________________, do ____ano, turma _____, estou ciente do comunicado sobre a Festa do Milho da E.M. Narciso Macedo, programada para o dia 15/08/2015, às 16h, a realizar-se na própria Unidade Escolar.
( ) AUTORIZO a participação do (a) meu (minha) filho
(a) ( ) NÃO AUTORIZO a
participação do (a) meu (minha) filho (a) nos ensaios e na apresentação propostas
pela Escola.
Assinatura:
_____________________________________________________________________________________________,
____/____/2015
Obs: Por favor,
preencher e devolver até o dia 09/06/2015
Equipe Gestora
REGRAS DA GINCANA
–
Cada equipe será chamada de “Arraiá” e escolherá o próprio nome( um dos
personagens ou programas do Chico Anysio). Exemplo: “Arraiá do Bento Carneiro”.
–
Cada Arraiá escolherá um acessório que lembre o personagem escolhido para usar
no dia da festa.
––
Cada Arraiá terá um grito de júbilo (grito de guerra) curto e criativo, e
deverá chegar à festa com o grito de júbilo já ensaiado.
–
Cada Arraiá terá um par de líderes que deverá ser comunicado à direção
antecipadamente.
-
Cada tarefa cumprida terá o valor máximo de 10 pontos, com exceção das tarefas
Brechó, Pescaria, Sorteio e Milho que serão pontuadas por quantidade.
TAREFAS:
1)
CONCURSO COMEDIANTE CAIPIRA
Exigência: Um integrante de cada arraiá deverá contar duas
piadas em estilo caipira. Não
poderão ser lidas. As piadas devem ser apresentadas para a coordenação antes da
apresentação. O comediante deverá
apresentar-se com criatividade e despedir-se. Tempo limite: 5 minutos.
Quesitos: Será
considerado a criatividade e
originalidade (não é concurso brega, mas caipira)
2) CONCURSO: O Rei e Rainha do Milho
Exigência:
Cada arraia deverá selecionar um
casal para que possa desfilar.Os jurados pontuarão o Rei e Rainha do Milho
Quesitos: Não será considerada a beleza, mas sim a criatividade e originalidade
(não é concurso brega, mas caipira).
3) CONCURSO: DUPLA DE
CANTORES NO ESTILO SERTANEJO OU COUNTRY.
Exigência: Pode ser uma música existente ou criada para
o evento, ou uma paródia (melodia de outra música existente em letra própria).
Quesitos: Apresentação original, criativa e cômica.
4)
SHOW: REPENTE COM AS PALAVRAS: MILHO –
CHICO ANYSIO –NARCISO MACEDO.
Exigência: Duração de no mínimo 4 e no máximo 6
minutos.( Não tem limites de integrantes. Se ultrapassar o tempo
estipulado o arraiá perderá ponto
5) APRESENTAÇÃO DO SANFONEIRO.
Trazer um convidado para tocar uma ” moda “, com a
sanfona.
6) BREXÓ XIQUE- RENDA PARA REFORMA QUADRA.
Objetivo: Arrecadar roupas, calçados, ou quaisquer
objetos úteis, em bom estado de uso, para serem vendidos no BREXÓ que
funcionará no dia da festa. As roupas e objetos deverão ser entregues até o dia
10/08. Para cada roupa ou objeto serão
contabilizados 10 pontos.
7) PRENDAS PARA AS BRINCADEIRAS
Objetivo: Arrecadar objetos diversos, sendo no mínimo um brinde por integrante do
Arraiá, no valor mínimo de RS 2,00 para
“PESCARIA”. Para cada objeto serão contabilizados 10 pontos.
Exigência: Os objetos deverão ser entregues até o dia
10/08
8 ) SORTEIO- RENDA
PARA REFORMA QUADRA.
Objetivo:
Vender TICKETS para o SORTEIO. Quanto Para cada TICKET vendido a
equipe ganhará 10 pontos.
Exigência: Cada integrante do arraiá ficará responsável de vender no
mínimo 2 cartelas .
9) COMPETIÇÃO
DO MILHO
Objetivo: Arrecadar maior quantidade de espigas
de milho verde. Para cada
espiga de milho a equipe ganhará 5 pontos
Exigência: Cada integrante do arraiá ficará responsável por trazer
no mínimo 2 espigas de milho e deverão
ser entregues até o dia 12/08.
LISTA DE PRENDAS E PONTUAÇÕES
Atividade
da Gincana
|
Utilização
|
PONTUAÇÃO
|
BREXÓ XIQUE
|
Roupas
de tamanhos variados, em bom estado para a barraca
As roupas deverão ser entregues até o
dia 10/08
(As
roupas que sobrarem serão doadas para asilo e abrigo)
|
10
pontos
|
PRENDAS PARA AS BRINCADEIRAS
|
PRODUTOS
COM VALOR MÍNIMO DE R$ 2,00
Os objetos deverão ser entregues até o
dia 10/08
|
10
pontos
|
Venda das tickets para o sorteio
|
Venda
de cartelas para o sorteio
Cada
cartela no valor de R$ 2,00
Kit
para cozinha (acessórios)
Cesta
de chocolate
Torta
O VALOR DOS TICKETS deverão
ser entregues até o dia 12/08
|
15
pontos
|
COMPETIÇÃO DO MILHO
|
Trazer espigas de milho verde até o dia 12/08.
|
5
pontos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário