sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Aula muito interessante sobre a Sustentabilidade no cotidiano

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá aproximar e transpor os grandes temas de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o seu próprio cotidiano, tornando possível uma maior inclusão e responsabilidade dos mesmos, com situações básicas do dia-a dia como consumo de água, emissão de CO2 e geração de lixo de sua residência, por exemplo.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos pode ser suficiente para abordagem inicial dos temas e das atividades. Deve-se prever maior tempo para realização das atividades extra-classe.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

A Sustentabilidade no cotidiano - Os nossos atos fazem sim a diferença!!!
Professor, a idéia dessa aula é aproximar as questões ambientais e o tema sustentabilidade da vida diária dos alunos. Ela pode ser dada isoladamente ou entrar após uma outra aula também disponível nesse portal : Meio Ambiente e Sustentabilidade, que abrange a temática de modo mais amplo, podendo , portanto, servir de pré-requisito.
Para iniciar o assunto, algumas questões prévias podem ser introduzidas inicialmente na aula: Exemplos:
1) Vocês sabem quanta água vocês gastam por dia? Como vocês fariam a medição do gasto de água?
2) Quais as fontes de CO2 que emitimos diariamente? Isso é importante? Como medi-las?
3) Quantos quilos de lixo vocês produzem por dia? Qual o destino dele?
Será que seus alunos já pensaram sobre isso? Então vamos começar a pensar...
Desde quando acorda,  onde a água aparece de forma direta ou indireta no seu dia? ** Peça para que os alunos escrevam e para que alguns deles exponham a resposta.
A faixa de consumo de água por pessoa varia de 150 a 400 litros por dia. 
Por dia gastam-se muitos litros de água: 10 litros numa descarga de banheiro, 80 litros num banho rápido, 100 litros numa lavagem de roupa na máquina e 50 litros numa lavagem de louça na máquina...
 Quer calcular?? Simulador de consumo de água: http://www.epal.pt/epal/novosim.aspx
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1864/imagens/aGUY.jpg
*** Anote os dados necessários previamente e peça para que os alunos observem um final de semana de consumo de água em casa com a família, depois é só passar pelo simulador online.
** Uma idéia é pedir para que os alunos busquem também na conta mensal de água informações sobre o seu consumo diário. Exemplo:  metros cúbicos; número de integrantes na família; média mensal e consumo diário, etc.
  
E O TAL AQUECIMENTO GLOBAL ,  onde eu entro nisso?
Não há notícia mais em evidência na mídia senão o aquecimento global. Após uma explicação sobre o assunto (que pode ser encontrada também na aula de Meio Ambiente e Sustentabilidade) uma maneira de aproximar o assunto para a vida diária dos meninos e meninas e também dos familiares, é a chamada calculadora de CO2.
Através do link http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora , seus alunos poderão calcular online a quantidade de CO2 emitida por ele e pela família e até quantas árvores deveriam ser plantadas no ano para recompensar essa emissão. ** Peça para buscarem os dados necessários em casa e no bairro, assim toda a família participa e interage na atividade; o aluno se torna um multiplicador.
 ** Professor, lembre-se que o debate sobre o aquecimento global é atual, com opiniões favoráveis e contrárias sobre as suas causas ou mesmo sua ocorrência. Uma questão inicial, pode ser referente a discordância do referido assunto pelos países industrializados. Qual a razão?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1864/imagens/verde.jpg

** O professor deverá orientar porque emissões de gás de automóveis e ônibus, lixo orgânico, combustíveis, etc  tem a ver com CO2
Uma atitude - o plantio de árvores como compensação pelas emissões de CO2.
Mas quais árvores? Espécies nativas? Exóticas? Ótimo momento para discutir a biodiversidade, monocultura, reflorestamento e outros temas associados. Um exemplo prático para debate seria a plantação de grandes extensões de eucalipto, necessários para produção de papel e papelão e consumidos em grande escala, com todas as implicações ambientais e/ou sociais debatidas.   *** Texto recomendável para auxílio ao professor: Eucalipto: o reflorestamento do capital financeiro. Link:   http://www.anovademocracia.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1068
O LIXO - O que podemos fazer diante desse problema?
A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz em média  300 quilos por ano e  tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?
 Os alunos sabem para onde vai o lixo de sua cidade?
MAIS PROBLEMAS --- O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...
Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5 anos;
Chiclete: 5 anos;
Madeira pintada: 13 anos;
Nylon: mais de 30 anos;
Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;
Borracha: tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.

Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.  R R R  --- Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Um sítio da internet muito interessante e recomendável ao professor sobre a temática lixo, encontra-se em www.lixo.com.br . Matérias sobre coleta seletiva, gestão de resíduos, compostagem,  vídeos, curiosidades e outros podem ser encontrados lá. Sugestão: Texto Precicle.  ** Professor, estimule a leitura dos alunos, auxilie -os durante o processo sobre possíveis dúvidas de vocabulário e/ou interpretação. Após a leitura algumas questões servem para verificar a compreensão do texto, seguidas de discussões problematizadoras, importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico.
Uma sugestão de atividade prática para projeto interdisciplinar seria avaliar  o peso dos resíduos descartáveis da escola. Há possibilidade da construção de gráficos e tabelas com valores diários, semanais e mensais, além da distinção dos materiais em função de suas características químicas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1864/imagens/lixo.jpg
Questão relacionada: Muito dos materiais descartados se deve ao hábito de adquirir o "novo modelo", ou seja, algum produto que ainda serve para uso, mas "está fora de moda" e é descartado. *** Organize grupos para elaborar uma lista com exemplos desse tipo e o destino dado a eles. Abra uma discussão geral sobre hábitos de consumo.










Recursos Complementares
Um recurso interessante seria o laboratório de informática da escola, para que todos os alunos possam realizar as atividades de cálculo online de forma interativa.
Avaliação
A Avaliação dessa aula concentra-se mais na participação dos alunos, que inclui iniciativa perante as buscas em casa e atividades em classe, de dicussão em grupo. Caso o professor queira ter em mãos algum tipo de documento em forma de avaliação, peça para que o alunos construam um texto reflexivo sobre o que absorveram de sua aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário