sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Ciências e sustentabilidade



FEIRA DE CIÊNCIAS E SUSTENTABILIDADE


APRESENTAÇÃO
Quando se fala em Ciências e Sustentabilidade, percebe-se que se trata de dois temas distintos que se apoiam. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Este Projeto, “Preservação Ambiental e Sustentabilidade” visa proporcionar o desenvolvimento de ações didático-pedagógicas voltadas à aprendizagem dos alunos, através do uso da sala de informática, explorando as várias formas do aprender Quando se fala em Ciências e Sustentabilidade, percebe-se que se trata de dois temas distintos que se apoiam. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Este Projeto, “Preservação Ambiental e Sustentabilidade” visa proporcionar o desenvolvimento de ações didático-pedagógicas voltadas à aprendizagem dos alunos, através do uso da sala de informática, explorando as várias formas do aprender



INTRODUÇÃO


O presente projeto nasceu de a necessidade levar o aluno a ter uma consciência ambiental, valorizando o seu espaço de vivência, já que este também é parte do meio ambiente.
A noção de espaço enuncia a idéia de conservação e preservação, já que o espaço onde vivemos é fruto das relações que se estabelecem entre sociedade natureza e sociedade/sociedade, sendo assim, ao interferir nesse espaço o ser humano deve considerar a sua qualidade de vida e das pessoas que o rodeiam.


Falando sobre lixo – PROJETOS

Projeto a ser desenvolvido pelos alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental II
Nas disciplinas de Ciências e Geografia
Sob a orientação dos professores:
Rosane Fiuza,José Carlos, Carla, Marcio Macabú e Antônio Carlos

JUSTIFICATIVA


O rápido crescimento demográfico associado às revoluções industriais e as inovações tecnológicas contribuiu para o esbanjamento dos recursos naturais e, consequentemente a degradação do meio ambiente.
Segundo GUERRA (1994), “o homem é parte do sistema, sendo um de seus componentes, agindo e interagindo com os demais. Contudo, espera-se que as alterações feitas no ambiente sejam realizadas de forma consciente e que se busque conhecer mais e melhor as conseqüências da intervenção antrópica”.
Partindo desses pressupostos, convém ressaltar a responsabilidade da Geografia e das Ciências em preparar novas gerações para um futuro onde o desenvolvimento esteja associado à sustentabilidade, levando o aluno a compreender que os problemas ambientais de ordem global são frutos de determinadas ações de âmbito local.


OBJETIVO GERAL


Estimular a mudança por meio de práticas e atitudes, visando à formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e a conservação do espaço de vivência do aluno, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


Para tanto, propõe-se que o trabalho com o tema Meio Ambiente contribua para que os alunos, ao final do Ensino Fundamental, sejam capazes de:

-Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro por meio da reciclagem.

-Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usa-la racionalmente.

-Conhecer os recursos hídricos da cidade de Campo Grande, bem como, o estado de conservação.

-Reconhecer a importância dos recursos hídricos para o abastecimento de água nas residências da cidade de Campo Grande, e como fonte de lazer para a população.

-Alertar para a cultura imposta pela indústria, que levam jovens e crianças a uma atitude consumista e supérflua, contribuindo para o aumento do lixo e a degradação do meio ambiente.

-Compreender que por meio de uma urbanização sustentável é possível garantir uma qualidade de vida satisfatória e saudável, evitando desastres ambientais e a proliferação de doenças.

- Conhecer e compreender, de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao Meio-Ambiente;
- Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
- Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um Meio Ambiente saudável e a boa qualidade de vida;
- Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa-efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (espaço histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio;
- Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia;
- Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;
- Identificar-se como parte integrante da Natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao Meio Ambiente.



METODOLOGIA:

6º ANO 

Pesquisa e produção de texto sobre a reciclagem e os três erres: reduzir, reutilizar e reciclar durante .

Exposição de produtos confeccionados por meio de reciclagem e reaproveitamento. 


7º ANO 

 “A urbanização brasileira e os problemas sociais e ambientais”,

Os alunos  confeccionarão uma maquete de um bairro fictício, seguindo os parâmetros da sustentabilidade. Exemplos:

- Arborização (espécie de vegetação adequada / sob a orientação do professor de ciências).
- Pavimentação, modelo de calçada e galeria.
- Coleta do lixo (seletiva) e destinação (orientação do prof. de Ciências).
- Instalação elétrica e iluminação das vias públicas.
- Economia de energia como placa de captação da energia solar nas residências.
- Reaproveitamento da água da chuva e escoamento da mesma (cisterna e substituição de calçadas por gramíneas) no intuito de evitar enchentes.
-Cor do telhado das residências para refletir a luz do sol.

Os alunos  confeccionarão uma maquete de um bairro fictício fora dos parâmetros da sustentabilidade. Na confecção da maquete os mesmos deverão pesquisar sobre: as enchentes e as doenças decorrentes, e as doenças originadas da má destinação do lixo (sob a orientação do professor de ciências).
Culminância: exposição das maquetes para a escola na FEIRA DE CIÊNCIAS dia 06/09.

8ºANO  

Pesquisa em sala de informática sobre os recursos hídricos da região como, nome dos córregos, origem, estado de conservação e levantamento dos problemas identificados. Fazer um relatório sobre o assunto.
- Os alunos irão propor soluções de melhorias e conservações por meio de maquetes e panfletagem.

 O 8ºano  confeccionará maquetes dos córregos, enquanto um grupo fará a panfletagem com slogans, faixas conscientizando sobre a importância dos mesmos.

Confecção de maquetes da estação de tratamento de água e a experiências sobre a economia de água enfatizando a escola.

Culminância: Semana do Meio Ambiente 1006 (quinta-feira).



9ºANO

 “Globalização: capitalismo, indústria cultural, consumismo e poluição”. Este conteúdo poderá ser trabalhado por meio de seminário, experiências, etc..
As apresentações serão fotografadas para a montagem de um painel ou banner.


AVALIAÇÃO

Será levado em consideração o empenho apresentado pelos alunos ao longo da execução do projeto bem como: a organização dos grupos, o domínio de conteúdo, a criatividade, a responsabilidade e a pontualidade.
Na culminância do projeto, será considerado o empenho e o envolvimento dos alunos na elaboração e na apresentação das atividades realizadas para a comunidade escolar interna.








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