segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Uma questão de Consciência 20 de novembro - Dia da Consciência Negra

Projeto Cultural - Uma questão de Consciência

O projeto trata da importância e valorização da cultura negra dentro da escola.


























Tratar da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para
 manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais
 negros pertencentes a nossa sociedade é o que propõe o projeto Uma questão de Consciência

Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados 
de forma quase imperceptível. Portanto é também na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses
 valores.
A escola sempre pintou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem-cultura e
 escravizada. Precisamos urgentemente reverter esse quadro. E esse projeto pedagógico surge para tentar tirar
 do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno
 da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira, professores e alunos 
 envolvem-se na realização de um projeto que busca promover um espaço cultural para trabalhar expressões da
 arte e cultura negra, desenvolvendo atividades variadas que são abordadas:
- A Capoeira e sua importância - através de demonstrações coreográficas de grupos locais;
  - A musicalidade de contextualização negra - com a participação de cantores amadores da escola e do município,
 com repertório de raízes;

  - As coreografias fundamentadas nas raízes negras - com a participação de grupos locais;
  - A teatralidade interpretativa de textos da cultura africana - monólogos, poesias etc.
  - A beleza negra - com a realização de um desfile para escolha da Beleza Negra do município.
A elaboração e desenvolvimento desse projeto de arte e cultura negra visam a atender dois pré-requisitos básicos:
 o exercício da cidadania e vivência dos valores através da apropriação da arte e da cultura, como ferramentas 
necessárias para estar num mundo formado por sociedades que usam o preconceito como instrumento das esferas
 de diferenças sociais e, ainda, o resgate da herança africana, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do
 tempo.
O projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação (monólogos), coreografias, músicas, Capoeira, poesias e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Propõe-se, ainda, dar a conhecer, através de demonstrações culturais e de atividades teatrais e de interpretação alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identidade. Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra através da música e da pintura como forma de identificação e resgate da auto-estima do aluno afro-descendente. Através de atividades artísticas, busca-se desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, conseqüentemente, a sociedade.

SUGESTÕES DE AULAS


1ª aula:
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá:
  • Compreender quando e porque se comemora o dia da consciência negra no Brasil;
  • Refletir sobre a importância social dessa data para a comunidade afrodescendente;
  • Identificar os avanços da questão da promoção da igualdade racial em nosso país.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios sobre a temática.
Estratégias e recursos da aula
charge 1






























1. A PROPOSTA DE PESQUISA: 
Professor, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é feriado em várias cidades do nosso país e data 
oficial do calendário escolar brasileiro, a partir de um decreto de lei assinado pelo ex-presidente da RepúblicaLuiz Inácio Lula da Silva (lei 10.639/2003). Essa data celebra a negritude e nos alerta para a necessidade de combatermos o preconceito e as desigualdades sociais aciais ainda presentes em nossa sociedade brasileira.

ATIVIDADE 1: 

a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet.
b) Em trios, os alunos deverão acessar os links das charges abaixo:    


CHARGE 1: 


Acesso em 15/04/2012
CHARGE 2: 
CHARGE2
























Acesso em 15/04/2012.


Professor, a charge é um recurso didático-pedagógico possível de ser utilizado 
em sala de aula no processo ensino-aprendizagem. As charges são geralmente encontradas
em jornais, revistas e internet e tratam de temas atuais, atemporais, divertindo e marcando épocas. 
Além disso, permite que o aluno passe a entender a
 imagem comodiscurso, atribuindo-lhe sentidos sociais e ideológicos. Nesse sentido, a opção por essas duas
 charges se dá pelo teor crítico relacionado à temática da consciência negra.Na primeira charge, temos o desconhecimento
 do policial sobre o feriado e também sobre a grande personalidade que marca a história do dia da consciência negra, Zumbi.
Já na segunda charge, o autor denuncia que a transformação da data em feriado só fez com que as pessoas que realmente precisavam ser “conscientizadas” viajassem, semsequer refletir no assunto. Essas charges nos leva à compreensão de que, embora a comemoração do dia 20 de Novembro (dia da Consciência Negra) exista, não temosusado essa data para uma reflexão, de fato, sobre a contribuição do negro na construção do país, em seus diversos aspectos, tanto culturais, quanto estruturais e danecessidade de rompermos com todo e qualquer preconceito racial.

c) Oriente os alunos a observarem com atenção as charges, procurando perceber os lugares e as pessoas descritas. Depois, peça aos alunos para analisá-las, tentandoperceber as críticas que estão sendo feitas, se elas focalizam a realidade e as possíveis reflexões que podemos ter com a leitura das charges. Promova um debate sobreessas observações.
d) Depois, peça aos alunos que postem comentários nos blogs onde estão as charges, emitindo opiniões em relação aos conteúdos das mesmas e sobre o que foi discutido durante o debate.
e) Sugira aos trios que criem uma charge sobre o dia da consciência negra, que poderá ser feita em papel, para os alunos que gostam de desenhar, ou poderá ser feita usando alguns recursos do computador, como o Paint.
Professor, aproveite esse momento para explicar um pouco mais sobre o recurso charge. 
Sugestão de texto: A CHARGE NO ENSINO DE HISTÓRIA
O termo charge é proveniente do francês “charger” (carregar, exagerar). Sendo fundamentalmente uma espécie de crônica humorística, a charge tem o caráter de crítica, provocando o hilário, cujo efeito é conseguido por meio do exagero. Ela se caracteriza por ser um texto visual humorístico e opinativo, criticando um personagem ou fato específico. Segundo (RABAÇA e BARBOSA, 1978: 89), a charge é um tipo de cartum “cujo objetivo é a crítica humorística de um fato ou acontecimento específico, em geral de natureza política”. De acordo com estes autores, uma boa charge deve procurar um assunto atual e ir direto onde estão centradas a atenção e o interesse do público leitor. 
Disponível em: http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2004%20-%20Jos%C3%A9%20Emerson%20Tavares%20de%20Macedo%20TC.PDF . Acesso 15/04/2012.

f) Todos os trios deverão socializar suas charges com todos da turma.
g) Depois, todas as charges deverão ser repassadas ao professor, salvas em pendrive ou em papel para serem digitalizadas. Com essas charges, o professor poderá criar um blog contendo todas as charges dos alunos.
OBS: Para saber como fazer um blog e utilizá-lo em sala de aula, os sites abaixo poderão ser consultados: 
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
Todos os links foram acessados em 15/04/2012.
h) Socialize o endereço eletrônico do seu blog com os alunos e peça que eles postem comentários sobre as charges produzidas pela turma.

2. PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA:
Após esse contato inicial dos alunos com o dia da Consciência Negra por meio das charges, oriente-os a pensar em questões fundamentais para o aprofundamento da temática, como por exemplo:
  •  O momento histórico resgatado para a comemoração do dia da Consciência Negra no Brasil.
  • O significado social dessa data para os afro-brasileiros.
  • As reflexões que podemos fazer durante essa data em relação à promoção da igualdade social em nosso país.

3.  FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA:

Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
  • Fontes Orais – músicas.
  • Fontes Escritas – Textos sobre a temática.
  • Fontes Imagéticas ou Iconográficas – charges.

A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:
  • Análise e criação de charges.
  • Postagem de comentários críticos em blog.
  • Análise de textos e fontes recolhidas durante a pesquisa.
  • Criação de textos, Web Rádio e folder.
  • Realização de um intervalo cultural.

pesquisa
4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA: 
ATIVIDADE 2: 

a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet.
b) Os alunos se dividirão em quatro grupos;
c) Os grupos deverão acessar os textos abaixo para leitura na íntegra:

TEXTO 1: VALEU ZUMBI, de Ubiratan Castro de Araújo
Em 1695, o Quilombo dos Palmares fora destruído e o seu líder, Zumbi, morto e decapitado. Passava para a história o símbolo maior de um dirigente político negro que lutou até o último suspiro contra a escravidão.
Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?page_id=7730 Acesso em 15/04/2012.

TEXTO2: A Utopia dos Palmares de Cyro de Mattos
Conforme a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, pois foi nesse dia, em 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Ele representou a luta do negro contra a escravidão no período do Brasil Colonial. Na trama implacável dos destinos, marcada de sangue pelos feitos do feroz aventureiro europeu, estava reservado ao Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, em Alagoas, com o seu líder Zumbi, o lugar onde se deu um caso extremo de resistência ao sistema.
Disponível em:http://www.jornaldireitos.com/ver_artigos.php?artigo=205 Acesso em 15/04/2012.

TEXTO 3: Quando tudo aconteceu...
“A cada novo 20 de novembro, Zumbi se espraia, amplia o seu território na consciência nacional, empurra para os subterrâneos da história seus algozes, que foram travestidos de heróis"
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/seppir/20_novembro/apres.htm Acesso em 15/04/2012.

TEXTO 4: Democracia racial brasileira é um mito, afirma PNUD

“O relatório contribuirá para o debate a respeito do racismo no Brasil, pois desvelará, a  partir de estudos e pesquisas, fatos incontestáveis de manifestação desse fenômeno. Vale dizer: a pobreza da população negra em diversas dimensões (socioeconômica, política e de  direitos), que tem como consequência o exercício de uma cidadania incompleta, e o dado concreto de que jovens, negros e pobres são as principais vítimas da violência letal”, diz Lopes.
Disponível em: http://www.pnud.org.br/arquivos/rdh/rdh2005/rdh2005b_geral.pdf Acesso em 15/04/2012.

  • Esses textos foram selecionados porque utilizam uma linguagem bem acessível para a leitura dos alunos e possibilita que eles compreendam primeiramente que Zumbi foi símbolo da resistência negra à violência da escravidão e também que o dia da sua morte surge na atualidade como uma data para celebrar o dia da Consciência Negra. Resgatando passado e presente, há um posicionamento dos autores favorável à luta contínua que o movimento negro ainda precisa travar, pois embora tenha conquistado na Constituição que o racismo é crime inafiançável e imprescritível, ainda precisa lutar para conseguir alcançar muitas outras conquistas sociais, como a superação da pobreza e altas taxas de homicídio em relação à população branca no Brasil.

d) Diante do exposto, peça aos grupos que analisem os textos procurando, através de uma leitura crítica, levantar algumas questões fundamentais para a pesquisa e aprofundamento da temática, como por exemplo:
  • O contexto histórico no qual Zumbi viveu e se transformou em símbolo de luta contra a escravidão no Brasil.
  • A importância histórica no passado e no presente de Zumbi dos Palmares para o dia da Consciência Negra.
  • Os significados sociais dessa data para a comunidade afrodescendente e para a promoção da igualdade racial.

e) Ao final das leituras e análise das fontes, os grupos deverão produzir um texto, sintetizando suas conclusões e posicionamentos sobre o tema.
radio
trabalho
f) Os grupos deverão escolher um representante da equipe para fazer a leitura do texto para todos da turma.
g) Feita a leitura, a turma deverá produzir coletivamente um folder, sintetizando as principais informações levantadas pelos grupos, referentes ao dia da Consciência Negra. Para elaborar o folder, coletivamente, que seja informativo, dobrável, contendo imagens e conclusões, sugira aos alunos que formem grupos:
  • Para selecionar as principais informações de cada texto produzido pelos grupos;
  • Para selecionar imagens referentes à temática;
  • Para produzir o texto informativo;
  • Para concluir o folheto com todos os elementos necessários.
folder
Professor, para ajudar os alunos nessa atividade, sugira que eles acessem os links abaixo. Além de explicar qual a função pedagógica do folder, eles sugerem algumas dicas de como fazer o folheto:
Folder é o nome que é utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso publicitário parecido com o  flyer, só que com dobras. De acordo com o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, folder é um impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário; folheto ou ainda prospecto dobrável.
Imagem e texto disponível em: http://veele.wordpress.com/como-fazer-um-folder-pedagogico/  e   http://comofas.com/como-fazer-um-folder/    Acesso em 15/04/2012.
h) Depois de concluir a criação do folder, o mesmo deverá ser entregue à biblioteca para ser utilizado como fonte de pesquisa para os demais alunos da escola. Em outro momento dessa pesquisa, os alunos irão socializar esse folder com a sua comunidade escolar.

ATIVIDADE 3:

a) Professor, os grupos deverão se reunir novamente para levantar um material bibliográfico em jornais, revistas, livros e internet, para garantir uma variedade de informações sobre as possíveis reflexões que podemos fazer referentes à promoção da igualdade social no dia da Consciência Negra.
b) Os grupos deverão analisar os materiais coletados para a pesquisa. Em alguns momentos dessa atividade, passe pelos grupos e sensibilize os alunos sobre os enfoques relacionados ao tema, ou seja, lembre-os das questões que foram levantadas durante a problematização do tema, para que assim os grupos não percam de vista os objetivos dessa pesquisa.
c) Para socialização das análises dos grupos, eles deverão produzir um programa de rádio: Webrádio .

Para essa atividade os grupos precisarão:
 Computador conectado à Internet e equipado com software de edição de áudio, microfone e caixas acústicas, leitor de CDR, gravador de som com cabo P10/P2 e músicas em MP3 e efeitos sonoros.
A pauta – resultados da análise dos materiais coletados durante a pesquisa.
A produção - roteiro das falas de cada integrante do grupo, criação dos textos para a leitura, intervalo com música sobre a temática: Consciência Negra.
A apresentação – embora o programa seja gravado, todos os integrantes dos grupos deverão participar, contribuindo com o programa.
OBS: Para saber como criar e usar em sala de aula uma Webrádio, acesse o link abaixo: 
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=640 Acesso em 15/04/2012.
d) Depois de pronta a gravação da programação de rádio pelos grupos, passe em sala de aula todas as programações para todos da turma ouvirem. Ao final dessa atividade, os alunos poderão opinar sobre o que acharam das programações ouvidas.



5. RESULTADOS DA PESQUISA: 
Comemorando o dia da Consciência Negra em sua escola.
1. Faça um intervalo cultural durante uma semana em sua escola. Esse será um bom momento para socializar com a comunidade escolar as produções dos grupos de pesquisa. Os alunos poderão organizar para esses dias a apresentação de:
a) Exposição em mural das charges feitas pelos alunos sobre a temática.
b) Folder criado pelos alunos durante a pesquisa, e se for possível impresso, para ser distribuído na escola.
c) Apresentação dos programas da Webrádio produzidos pelos grupos de pesquisa.
d) Ao final, criação de um painel coletivo. Para isso, leve para o local que está sendo realizado o intervalo cultural um grande pedaço de papel pardo que deverá ser colocado no chão. Chame todos os alunos para participar, distribua canetas de diversas cores e peça aos alunos que deixem registrado nessa folha, em forma de desenhos e/ou frases, suas opiniões sobre a importância do dia da Consciência Negra em nossa sociedade.
Recursos Complementares
Sugestão de link para professores:
Artigo: Questão Social e Questão Racial no Brasil: a visão de Octávio  < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/viewFile/454/562 >  Acesso em 15/04/2012
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Ética, direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra na escola.< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26371>Acesso em 15/04/2012
A Consciência Negra – Imagem e identidade < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27760>Acesso em 15/04/2012
UCA- Dia da Consciência Negra < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38044>Acesso em 15/04/2012
Avaliação
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação em todo o processo de pesquisa e principalmente ao colocar em prática os resultados das informações coletadas, o que chamamos de pesquisa-ação, proposta metodológica que visa a transformação da realidade através da prática, formando sujeitos pesquisadores, críticos e reflexivos.




aula:

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira.
2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.    
3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas.
4.Conhecer a História do Dia da Consciência Negra e saber quem foi e qual a importância do personagem Zumbi dos Palmares.
5. Criar espaços de expressão da cultura afro-brasileira na escola: danças - capoeira, hip hop, samba -, gastronomia, religiões, artesanatos e outros.    
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham noções básicas de leitura, interpretação, escrita e informática.
Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais ao professor:   

De acordo com a lei n° 10639, sancionada em janeiro de 2003, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. O conteúdo programático deverá incluir o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil. Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira deverão ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar. No entanto, mesmo após a aprovação da lei, esta tem sido ignorada por várias instituições escolares. Assim sendo, a proposta desta aula é uma oportunidade para o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar na escola sobre o tema, uma vez que a cultura africana abrange aspectos variados e importantes que podem ser trabalhados pelos professores das diferentes áreas do conhecimento, tais como: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Filosofia, Educação Artística, Matemática, Educação Física, dentre outros.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm  LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003  
A seguir, algumas sugestões de projetos interdisciplinares sobre o tema, nos links abaixo:
http://www.veracruz.sp.gov.br/consciencia%20negra.pdf     Projeto Consciência Negra: educação não tem cor
http://blig.ig.com.br/paixaodeeducar/2007/11/20/dia-da-consciencia-negra/    Dia da Consciência Negra  
http://www.slideshare.net/MHelenaPereira/projeto-interdisciplinar-5022159    Projeto interdisciplinar - Brasil no coração e olho na África do Sul.
http://wata-eh-legal.blogspot.com/2007/11/o-despertar-da-identidade-negra.html    Projeto: O Despertar da Identidade Negra
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/influencias-culturais-africa-466969.shtml    Influências culturais da África  

Atividade 1:   

Conhecendo um pouco da cultura afro-brasileira...   

Inicie a aula, distribuindo a cada aluno uma cópia do texto “Você conhece a África?”, para ser lido e discutido pela turma.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitaDsAUMYwHejEZNItODbpbhcRPnP-YYDF8lJrFmKcL6vamsCAXSvIRirEO-GxWF6WO3Z8XAQHCNgHAyEVWtp0DiKpxQLgA9cKAm0Xp-FttfypZP9jj6MKUiVE1zxCM-ODq4ZPYsW4vP2q/s1600/Dia+da+Consci%C3%AAncia+Negra0001.jpg      
Após a leitura, solicite aos alunos que comentem sobre as informações que consideram interessantes e que destaquem os pontos em comum entre a cultura africana e a brasileira.   
Em seguida, a fim de ampliar a discussão sobre a influência dos povos africanos na formação da cultura e identidade brasileira, proponha aos alunos uma leitura dialogada das informações contidas no vídeo “Influência da cultura africana no Brasil”, disponível no link http://www.slideshare.net/guestb74f0c/influncia-da-cultura-africana-no-brasil    

Prosseguindo, comente com os alunos: Como vimos, a cultura africana é rica e diversificada, exercendo uma grande influência em diversos países, inclusive no Brasil. Assim, precisamos romper com a barreira do preconceito em relação ao continente africano, aprendendo a reconhecer e a valorizar a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional. Assim, exiba aos alunos mais um vídeo que trata justamente da “Valorização da cultura afro-brasileira” (Parte1), disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=g_1stGv51qQ&feature=fvw      

Após a apresentação do vídeo, o professor poderá complementar com as seguintes curiosidades: As palavras de origem africana foram introduzidas em diversas áreas culturais, muitas vezes mantendo-se o sentido original, mas alterando-se, a grafia. Exemplos de algumas delas que são usadas em nosso cotidiano: samba, xingar, muamba, tanga, sunga, jiló, candomblé, umbanda, berimbau, capanga, caçula, banguela, mangar, cachaça, cachimbo, fubá, cuíca, mocotó, agogô, dengoso, senzala, mucama; palavras compostas: lenga-lenga; compostas de uma palavra bantu e uma do português: cafundó de Judas, pó de pemba, limo da costa.
Fonte: http://souumalongafrase.blogspot.com/2009/12/importancia-dos-africanos-na-construcao_14.html   
Para ampliar os conhecimentos acerca do Continente Africano, o professor poderá acessar o link http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?187_africa_info.swf   e ler com os alunos o infográfico intitulado “África: berço da humanidade e do conhecimento”, clicando nas áreas coloridas para saber mais sobre a cultura e as tecnologias dos povos africanos que habitavam o continente quando se iniciou o período colonial. A fim de obter maior compreensão acerca das informações contidas neste infográfico, é importante contar com a colaboração do professor da área de História.   

(Professor, infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso que pode se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia ).   
Para pesquisar mais informações sobre o assunto, professores e alunos ainda poderão acessar os links:  
http://www.educacaoliteratura.com.br/index%20157.htm    A PARTICIPAÇÃO AFRICANA NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO  
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/africa-nao-pais-sim-continente-511559.shtml    A África não é um país, e sim um continente  
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/africa-todos-511551.shtml    África de todos nós  
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/africa-ja-existia-antes-europeus-511568.shtml    A África já existia antes dos europeus  
Em seguida, solicite aos alunos que façam uma síntese coletiva sobre a influência da cultura africana no Brasil incluindo dimensões como língua, música, danças, culinária, religião, dentre outros aspectos, com base nos textos lidos, nos vídeos, no infográfico apresentado e nas discussões realizadas.      

Os dois lados do Continente Africano: riquezas x desigualdades   

A fim de enriquecer a reflexão, comente com os alunos que, apesar de a cultura africana ser bastante rica, ainda há graves problemas relacionados às desigualdades sociais e à não garantia dos direitos humanos na prática. Como forma de exemplificar tal fato, informe sobre os Batwa, uma minoria significativa na África Central, que têm sido subjugados por séculos pelas etnias mais populosas. No Burundi, país mais pobre do Continente Africano, crianças Batwa frequentemente não são registradas e não possuem, portanto, direitos legais ou acesso a serviços sociais básicos. Para compreender melhor esta situação, convide os alunos para assistir ao vídeo “Povo Batwa reivindica direitos e igualdade no Burundi”, acessando o link
http://unicrio.org.br/povo-batwa-reivindica-direitos-e-igualdade-no-burundi/    

Professor, você encontrará outras informações sobre o país Burundi, acessando o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Burundi    
Logo a seguir, para complementar a discussão, apresente o vídeo “África – Desigualdades”, que mostra as riquezas e as desigualdades da África, disponível no linkhttp://www.youtube.com/watch?v=H2d3h3YqzDY&feature=related    

Após as exibições dos vídeos, instigue os alunos a fazer comentários, a trocar opiniões sobre as informações relativas às riquezas do continente africano, às desigualdades sociais, ao desrespeito aos direitos das pessoas, aos sentimentos decorrentes disto e às reivindicações do povo Batwa.   
O professor poderá ainda problematizar com questões tais como: Os direitos à igualdade e à diferença têm sido respeitados em relação ao povo Batwa? Os direitos à educação, moradia, saúde, alimentação estão sendo respeitados em Burundi e em outros países africanos? E o povo brasileiro, demonstra atitudes de respeito em relação aos afro-brasileiros? A diferença entre os povos pode levar à discriminação? Como isto pode acontecer? Por outro lado, as diferenças  podem enriquecer as relações entre as pessoas? Como? Cite exemplos. 
Professor, você poderá ler sobre “O direito à diferença”, acessando o link
http://blogsinedie.blogspot.com/2006/12/o-direito-diferena.html      
Após a discussão, solicite aos alunos que, em grupos, confeccionem cartazes representando os dois lados do Continente Africano: suas riquezas e suas desigualdades. Poderão ilustrar com imagens de revistas, fotos, desenhos, dentre outros. Estes cartazes poderão ser expostos nos murais da escola.     

Atividade 2:

Conhecendo a história do Dia da Consciência Negra: quem foi Zumbi dos Palmares?    

Inicie este momento perguntando aos alunos se eles sabem qual é a data em que se comemora o Dia da Consciência Negra e por que se comemora este dia.   
Após ouvir as opiniões dos alunos, a fim de conhecer a História do Dia da Consciência Negra e saber quem foi e qual a importância do personagem Zumbi dos Palmares, distribua uma cópia de parte do texto “História do Dia Nacional da Consciência Negra”, para ser lido e debatido por toda a turma, contando ainda com a mediação do professor de História.
 História do Dia Nacional da Consciência Negra
A data de 20 de novembro foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, para a comemoração do Dia da Consciência Negra. Esta data foi escolhida porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.  
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm (texto na íntegra)  
Professor, para saber mais sobre o assunto e complementar com outras informações, acesse os links:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm    Dia Nacional da Consciência Negra
http://wata-eh-legal.blogspot.com/2007/11/conscincia-negra.html    Consciência negra - Como surgiu o dia da consciência negra?
http://www.comciencia.br/reportagens/negros/03.shtml    “Dia da Consciência Negra" retrata disputa pela memória histórica
Dando continuidade, para enriquecer a discussão, exiba os vídeos disponíveis nos links abaixo:  
http://www.youtube.com/watch?v=uo-81nmKeWs&feature=related    Zumbi dos Palmares - Comemoração 20 Novembro   
  
http://www.youtube.com/watch?v=9CZceQqTUq0&feature=related    Dia da Consciência Negra (Música: O canto das três raças - Clara Nunes)    

Ao término da apresentação dos vídeos, abra espaço aos alunos para que façam perguntas e comentem sobre as informações relativas ao Dia da Consciência Negra e do líder guerreiro Zumbi dos Palmares.   
Por fim, os alunos organizados em duplas, deverão produzir um texto sobre a importância de se comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e do personagem Zumbi dos Palmares, ilustrando-o. Alguns textos poderão ser escolhidos pela turma para serem publicados no jornalzinho da escola.   

Atividade 3:    

Comemorando o Dia Nacional da Consciência Negra!   
Alunos e professores deverão propor à direção da escola, a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, como culminância do projeto sobre o tema desenvolvido em sala de aula. Esta proposta implicará em criar espaços de expressão da cultura afro-brasileira tais como: danças - capoeira, hip hop, samba -; gastronomia; religiões; artesanatos; vestimentas; jogos e brincadeiras; contos, histórias e lendas africanas; instrumentos musicais, dentre outros.  Os alunos poderão ser distribuídos em grupos, sendo cada grupo responsável pela criação e organização de um destes espaços.
Professor, para enriquecer e obter mais informações sobre aspectos da expressão da cultura afro-brasileira, os alunos poderão acessar os seguintes links:   
http://www.espacoacademico.com.br/050/50clopes.htm    A presença africana na música popular brasileira  
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca18.htm    DANÇA   
http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=capoeira    Capoeira    
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/danca-mascaras-desenhos-511613.shtml    A arte africana na dança, nas máscaras e nos desenhos  
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12066    Contos e lendas da África  
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/palavras-lendas-herois-511608.shtml    Lendas e heróis africanos  
http://wata-eh-legal.blogspot.com/2007/11/conscincia-negra-educao-infantil.html    Livros de histórias   
http://www.youtube.com/watch?v=GVTxzlRuqtg&feature=related    Culinária afro-brasileira   
http://www.youtube.com/watch?v=ZRrZ6h8f9zU    Influência da Música Africana no Português Brasileiro - Pt 1
http://www.dancasafricanas.com/index2.php    DANÇAS AFRICANAS    
http://www.youtube.com/watch?v=H5qOJ-EqwIU    CANTOS E DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS    
http://www.youtube.com/watch?v=qD5fyMYEgcs    Coco de Roda - São João de Olinda 2009 [2]   
http://vimeo.com/13138583    Congada Guarda de São Benedito     
Para a preparação das festividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, na semana que antecede o dia 20 de novembro, alunos e professores deverão organizar os materiais a serem expostos nestes espaços, podendo recorrer às sínteses, aos cartazes, aos textos produzidos por eles e aos que leram ou pesquisaram sobre o tema.  

Sugestões relativas aos diversos espaços a serem criados pelos alunos e professores:  

- Para o espaço da gastronomia, os alunos poderão levar pratos preparados por eles na escola, juntamente com os professores ou ainda com seus pais em casa. Neste momento, o professor de Língua Portuguesa poderá trabalhar com o gênero instrucional “Receita” e o professor de Matemática com as relações de quantidades, proporções e outros (Professor, no link http://www.slideshare.net/quituteira/culinria-afro-brasileira você encontrará informações referentes à  História afro-brasileira, sendo que no tópico “Culinária afro-brasileira”, há sugestão de várias receitas).    
- No espaço referente aos jogos e brincadeiras, além de jogar e brincar, os participantes poderão confeccionar jogos, com diferentes materiais, contando com a colaboração dos professores de Educação Artística e Educação Física.  
Para pesquisar sobre brincadeiras e jogos africanos e saber como confeccioná-los, alunos e professores poderão acessar os links:  
http://www.slideshare.net/querjogar/jogos-africanos    Jogos africanos  
http://danielgudang.multiply.com/journal/item/113    Jogos africanos: mancala, oware, bantumi, baulé, kalah  
http://www.matematica.ucb.br/sites/000/68/00000075.pdf     MANCALA, UM JOGO MILENAR, CONTRIBUINDO NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS  
http://www.slideshare.net/querjogar/tera-ldica-jogos-africanos    Terça Lúdica: Jogos Africanos  
http://ler-mundo-historia.blogspot.com/2009/05/jogos-africanos.html    Jogo africano: Yoté  
http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp    Mancala, variantes e jogos assemelhados  
http://www.grupoescolar.com/materia/aprendendo_as_brincadeiras_africanas.html    Aprendendo as brincadeiras africanas  
http://www.ancorador.com.br/recreacao-esporte/brinacadeiras-africanas-heranca-africana-nas-brincadeiras-de-criancas     Brincadeiras Africanas – Herança Africana nas Brincadeiras de Crianças   
- Momentos culturais com a participação de convidados da comunidade local: apresentação de peça teatral relativa ao tema; danças afro-brasileirasmúsicas, dentre outros. Poderão ainda convidar familiares dos alunos afro-descendentes ou outras pessoas da comunidade para contar histórias e compartilhar experiências, depoimentos relativos à sua vida e à cultura afro-brasileira.   
- Poderá também ter um espaço coletivo para realização de palestras; apresentação e debate de vídeos sobre o tema, podendo escolher dentre os que a turma assistiu em sala de aula ou outros pesquisados pelos alunos e professores.   
Sugestão de outros vídeos sobre o tema:  
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/video-museu-afro-brasil-africa-diversidade-permanencia-561765.shtml    Museu Afro Brasil - África: diversidade e permanência  
http://www.youtube.com/watch?v=cNye4U7FwKQ&feature=fvw    A influência Afro-descendente no Brasil   
Para a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, toda a comunidade escolar, inclusive os familiares dos alunos deverão ser convidados. Este evento poderá também ser aberto a pessoas da comunidade local, a fim de divulgar o projeto realizado na escola, reafirmando a importância de respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira.     
Recursos Complementares
Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:  
http://www.mundosites.net/culturapopular/cultura_afro_brasileira.htm    Cultura Afro-Brasileira. Saiba mais sobre a cultura afro-brasileira, cultura africana, museus, arte, música, religião, aspectos sociais, esculturas, máscaras, revistas, bibliografia, eventos e muito mais.  
http://www.educacaoliteratura.com.br/index%20147.htm   TEXTOS ENVIADOS AOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO DO CURSO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO AFRICANIDADES BRASIL (EAB)
http://sambaray.vilabol.uol.com.br/mitos_africanos.htm    MITOS DOS NEGROS AFRICANOS
http://racabrasil.uol.com.br/Edicoes/115/artigo64733-1.asp    Cultura negra na escola
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=007    Consciência negra. Os textos contidos neste link focalizam diferentes formas de discriminação e preconceito. Parte do material apresenta informações e reflexões que contribuem para o conhecimento da origem das divergências entre povos e raças no Brasil e relatam o processo de introdução da escravidão até a abolição. Alguns focalizam, também, experiências educacionais sobre o tema e apresentam atividades  desenvolvidas por professores em sala de aula.  
http://www.emack.com.br/sao/webquest/sp/2004/africa/processo.htm    Processo: pesquisa dividida por temas
http://www.youtube.com/watch?v=3vllE0-Xuo0&feature=related    A África que nunca vimos ou que ninguém nos mostra
http://www.youtube.com/watch?v=b1uX6SkZ5SQ&feature=related    O outro lado da África
http://www.youtube.com/watch?v=PEnM4M1IAEw    África - as faces de um povo
http://www.youtube.com/watch?v=O6XeZGFVYwo&feature=related    Brasil: Dia Nacional da Consciência Negra 
Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.     
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira; reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional; respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas; conhecer a História do Dia da Consciência Negra e a importância do personagem Zumbi dos Palmares; criar e organizar espaços de expressão da cultura afro-brasileira na escola; realizar pesquisas; produzir textos/sínteses; confeccionar cartazes e outros materiais de forma criativa; participar de maneira ativa e responsável da comemoração do Dia da Consciência Negra na escola.  




3ª  aula:

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Ter consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.
Duração das atividades
05 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação do povo brasileiro através do questinamento: Por que será que na nossa sala de aula existem crianças com diferentes características? ( cor da pele, tipos de cabelo, lábios,nariz etc ).
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão
  • Construção de painel : “Como eu me percebo”
  • Utilização do laboratório de informática.
  • Atividades em pequenos grupos em sala de aula.           
  •  Observação do quadro Tarsila do Amaral


ATIVIDADE 1
 Trabalhar um pequeno texto:  "Formação do povo Brasileiro"  do livro  Aja Bahia em seguida discutir e refletir em cima do texto. A partir de situações levantadas os alunos deverão se dividir em grupo e construir o perfil do povo brasileiro. Em seguida individualmente cada aluno deverá montar o seu perfil “como eu me percebo."
ATIVIDADE 2
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/988/imagens/tarsila_do_amaral.jpg
Observação do quadro de Tarsila do Amaral
Identificar a relação que a artista faz com a formação do povo brasileiro
ATIVIDADE 3
Levar os alunos  ao laboratório de informática para uma pesquisa  sobre Contos africanos. Cada equipe deverá escolher um conto africano  e transformá-lo  em um outro gênero ( História em quadrinhos).
ATIVIDADE 4
Em equipe os alunos deverão desenhar os personagens que farão parte da história em quadrinhos. Desenhar o cenário, ou seja, o local onde a história acontecerá, sempre tendo como base o conto que foi pesquisado no laboratório de informática. Escolher as partes que serão representadas nos quadrinhos. Escrever os textos de cada quadrinho.
ATIVIDADE 5
Cada representante da equipe deverá ir ao laboratório de informática utilizando dos recursos tecnológicos para montar suas revistas em quadrinho. Com ajuda da professora se fará a revisão final do texto e exposição para a comunidade escolar das produções feitas pelos alunos.

Recursos Complementares
Livro Aja Bahia ( lendo e escrevendo)- Educar para Vencer Sites: htpp://www.portaalafro.com.br
Avaliação
A avaliação aconterá durante todo o trabalho desenvolvido será continua e processual

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