domingo, 21 de junho de 2015

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO



TECNOLOGIA

A conexão que faz a diferença. Mesmo

Especialista alertam: adquirir equipamentos de ponta é muito mais fácil do que efetivamente se apropriar das novas possibilidades de construção do conhecimento

01/08/2008 15:26
Texto Maria Olyntho
Nova-Escola



Dadas as dimensões continentais de nosso país, a tecnologia tem um papel fundamental na articulação de municípios longínquos, na troca de experiências e na construção de saberes que podem ser ministrados a distância. Para Fernando Almeida, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo e responsável pela logística dos módulos não presenciais da Escola de Gestores, um programa do Ministério da Educação (MEC), a tecnologia é também uma forte aliada do diretor no cotidiano escolar: "Ela possibilita disponibilizar um grande número de dados com transparência, prestar contas, controlar as notas de alunos e a presença dos professores e permite que qualquer outra informação seja colocada em rede aberta." O domínio da internet e de programas de edição de texto, de apresentação de dados e de tabulações é parte importante dos cursos de reciclagem de diretores oferecidos no país.
Tecnologia como parte do coletivo

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, doutora em Educação e coordenadora do programa de Gestão Escolar e Tecnologias, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, afirma que as escolas não exploram todo o potencial que a tecnologia oferece. "É nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor mas também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo."

Na prática, a especialista explica que é preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho. É só a partir do momento em que incorporamos as novas mídias que valorizamos seu uso (leia mais no quadro abaixo). "Temos hoje boas bases informatizadas que foram criadas pelas próprias Secretarias de Educação com o intuito de facilitar o acompanhamento de dados escolares, como desempenho de alunos, índices de aprovação e evasão. No entanto, de nada adianta o diretor alimentar essas bases se, quando alguém solicita alguma informação, ele acha mais fácil procurar num papelzinho."

Léa Fagundes, coordenadora do Laboratório de Experiências Cognitivas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é uma das pioneiras na pesquisa sobre a aplicação da tecnologia na Educação no Brasil. Há mais de 20 anos, ela desenvolve projetos na área, como o programa Um Computador por Aluno, que consiste no uso de um laptop educativo por estudante matriculado em escola pública, além de seus educadores. Segundo ela, o problema é que os computadores, a programação deles, os sistemas digitais e suas possibilidades são pensados pela escola e pelos educadores para melhorar o ensino e não para melhorar a aprendizagem, ou seja: para conservar, não para transformar a escola. "Primeiro, tivemos os CAIs (sigla em inglês para Instrução Apoiada no Computador), depois os softwares educacionais, a seguir os CD-ROMs, os tutores inteligentes e, a grande novidade, os objetos de aprendizagem. Mas essas novas tecnologias de informação e comunicação não trazem problemas para os cidadãos e para a sociedade? Não estão a requerer mudanças de atitudes, desenvolvimento de novas competências e a vivência de valores éticos e morais?", questiona Léa. "Os alunos e professores precisam se apropriar da tecnologia tanto no que se refere ao uso do computador e da internet como de outras ferramentas de comunicação e informação", enfatiza.
Apropriações da informática

O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. "O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje, pois, como já dizia Paulo Freire, se ele tem uma prática bancária, autoritária, provavelmente vai usar as novas mídias para reafirmá-la", diz Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP).

Por isso, é importante que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar. Para Ismar, "não é com base na tecnologia que nasce o aprendizado, mas com uma gestão participativa do processo".
No ano passado, o MEC deu início a um curso de formação chamado Mídias na Educação - mais de 15 mil professores participam da primeira fase. O programa trabalha com as quatro linguagens - mídias impressa, digital, audiovisual e radiofônica. Há também um módulo de gestão. O NCE-USP é uma das instituições parceiras do ministério nesse curso. "O objetivo é fazer os educadores refletirem sobre como podem usar a tecnologia para ensinar melhor", explica Ismar.

O especialista dá dicas de como é possível fazer essa apropriação. Ele cita algumas escolas municipais de São Paulo que participaram do projeto Educom.radio, desenvolvido pelo NCE-USP entre 2000 e 2004, e fizeram uso do rádio como uma ferramenta de gestão. Para atrair os pais, em vez de enviar comunicados por escrito, dirigentes e professores motivaram os alunos a produzir programas de rádio com temas de interesse da comunidade e a divulgação de eventos e reuniões. "Com isso, além de os alunos se sentirem parte do processo, os pais passaram a comparecer aos encontros e a participar mais, pois se empolgavam ao ouvir o programa feito pelos filhos - que eram levados para casa em fita cassete. Após essa experiência, as escolas descobriram que muitos pais eram analfabetos e, por isso, não atendiam ao que era pedido nos bilhetes", lembra Ismar.

Para motivar a mudança de atitude dos educadores em relação ao uso da tecnologia, o MEC criou uma nova plataforma de interação: o Portal do Professor (saiba mais sobre o projeto no quadro ao lado). "Nós observamos que levar a chamada cultura da informática para as escolas não é suficiente. O maior trabalho é a instalação dessa cultura", avalia o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.


As tecnologias permeiam o trabalho e grande parte das atividades humanas contemporâneas. Essas criações estão por todos os lados, nos telefones, nos caixas eletrônicos, nas lâmpadas de nossas casas, nas geladeiras. São microprocessadores, microchips, microcomputadores, sistemas mecânicos, mas a tecnologia não é só isso.
Pesquisei(Dicionário Houaiss) A tecnologia compreendida como “teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da a tividade humana”
Para analisarmos esse evento que é a tecnologia em suas mais diversas expressões, podemos nos apoiar num dos principais pensadores da pedagogia progressista, o educador Paulo Freire.Entendia a tecnologia como uma das “grandes expressões da criatividade humana” e como “a expressão natural do processo criador em que os seres humanos se engajam no momento em que forjam o seu primeiro instrumento com que melhor transformam o mundo” . 

O educador acredita que a tecnologia não surge da superposição do novo sobre o velho, mas o novo nasce do velho , desse modo, o novo traz em si elementos do velho; parte-se de uma estrutura inferior para se alcançar uma superior e assim por diante.
Recriar partindo do velho e permitindo a construção do conhecimento de forma ativa através da interação com a tecnologia.



‘Escola deve usar redes sociais com

 

foco educativo’, diz especialista

Educadores debatem tema em congresso de tecnologia no Recife.
Para eles, não se deve misturar contas pessoais com as de estudo.

Gabriela Belém, G1 PE
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Rosana Maia acredita nas redes sociais como ferramenta de ensino, mas com alguns limites (Foto: Gabriela Belém, G1 PE)Rosana Maia diz acreditar  nas redes sociais no ensino,
mas com alguns limites (Foto: Gabriela Belém, G1 PE)
Quando se trata de novas alternativas no processo de aprendizagem para agradar a geração pós-Internet, começa a existir um consenso entre os educadores: não adianta ir contra a maré do fenômeno das redes sociais. O assunto, que ainda provoca muita polêmica dentro e fora dos meios digitais, foi tema de palestras e minicursos durante o 10º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, nesta quarta-feira (5).
No evento, foi apresentada uma rede social totalmente voltada para fins educativos, a Redu, desenvolvida por uma startup recifense incubada no parque tecnólogico do Porto Digital, na capital pernambucana.

"Existe uma necessidade social que não pode ser ignorada pelos educadores. Precisamos adaptá-la para as salas de aula. Os próprios professores não utilizam as redes sociais entre si. Se conseguíssemos incluí-las já no currículo da formação inicial dos docentes, seria ideal. A vida da escola não pode ser separada da nossa vida social. Uma faz parte da outra", opina a sergipana Rosana Cavalcanti Maia Santos, 24 anos, mestranda em Educação para as Ciências e graduada em Física pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp).
Com a polêmica gerada em razão do "Diário de Classe", elaborado pela estudante Isadora Faber, de 13 anos, que conseguiu, por meio das redes sociais, pressionar o governo para conseguir melhorias importantes em sua escola, desde o final de agosto, o tema foi um dos destaques do evento. O sucesso da iniciativa da aluna, que conseguiu uma reforma de emergência na escola onde estuda e uniu pais, alunos e professores, tem servido de inspiração para crianças, adolescentes e jovens de todas as partes do país.

O grande desafio na utilização das redes sociais para integrar a relação entre alunos e professores ainda é a falta de conhecimento dos próprios educadores e dirigentes das escolas que, em geral, não sabem usar as ferramentas em favor da educação. "O professor não é mais o único detentor da informação. Ele tem de aprender a conviver com isso e precisa ter a noção de que não sabe tudo. É uma área que ainda terá muitos desafios pela frente", diz Rosana.

Bacharel em Física, Maia relatou à reportagem do G1 que, inclusive, já recebeu reprimendas em razão de ter usado a tecnologia para inovar em sala de aula. "A diretora da escola bloqueava o uso que eu fazia de tecnologias com os estudantes, por exemplo. Uma vez quis fazer uma aula interdisciplinar. Apresentei um powerpoint e um vídeo, explicando como era feita a curva num chute de uma partida de futebol, para sete alunos que estavam na recuperação e já não aguentavam mais fazer as mesmas questões. Levei uma bronca por conta disso", afirmou.
Alex Sandro Gomes desaconselha o uso de redes sociais genéricas na aprendizagem (Foto: Gabriela Belém, G1 PE)Alex Sandro Gomes desaconselha o uso de redes sociais
genéricas na aprendizagem (Foto: Gabriela Belém, G1 PE)
A resistência ainda é um empecilho para os que querem inovar --mas a inserção no mundo das redes sociais é um caminho sem volta, segundo o especialista no assunto, Alex Sandro Gomes, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris V, Mestre e Especialista em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduado em Engenharia Elétrica também pela UFPE. "Para a escola continuar desenvolvendo o conhecimento das pessoas, terá de se apropriar deste novo artefacto".

"Em primeiro lugar o professor tem de se apropriar da situação. E por que há a adesão nas redes sociais? Porque as pessoas criam grupos. É preciso criar uma relação didática com a comunidade. Ao criar uma rede de relacionamentos, eu posso dispor de material informal antecipadamente que vai ser passado nas próximas aulas. Se eu fizer isso, já crio uma consciência e um novo canal de contato com o aluno. Sem falar que posso permitir que os alunos tragam novos materiais. E posso deixar que eles discutam os temas depois das aulas. Assim, o professor legitima o papel do estudante na aprendizagem", aponta o estudioso.

"Na sala de aula, a comunicação é de um (professor) para muitos (alunos). As redes sociais devem proporcionar formas de comunicação que aproximem professores e alunos. Atualmente, todos precisam, juntos, aprender a aprender. A mediação do professor em redes sociais tem um papel diferente. É possível se trabalhar no foco dos problemas e dúvidas com o monitoramento. Agindo com mais ênfase, por exemplo, no que a turma mais precisa (e de acordo com as notas)".

Dispersão dentro e fora da sala de aula
Em rede sociais genéricas, como o Facebook, o Twitter, o Pinterest e o app Instagram, o especialista desaconselha o uso de materiais das aulas pelo risco da dispersão. "Aconselho o uso de redes sociais como a Redu, totalmente voltada para fins educativos. Quando um aluno usa a sua conta pessoal, do âmbito privado, vai estar se comunicando e compartilhando informações com todas as outras relações dele. Isso gera a dispersão", explica Alex.

Com relação ao excesso de exposição e à falta de privacidade, que podem interferir na relação entre professor e aluno, Maia também concorda que há limites. "Acho que, antes de se criar essa relação, é preciso impor limites e respeito em relação ao professor. Eu faria um perfil exclusivo meu para lidar com os alunos, separando-os da esfera da minha vida pessoal. Se misturar tudo, acredito que fica um pouco complicado. A relação via redes sociais é favorável, mas é preciso ter limites", diz.

Vantagens das redes sociaisConfira algumas das vantagens apontadas pelo professor Alex Sandro Gomes, palestrante do congresso, no uso de redes sociais em sala de aula:

1) As redes sociais educativas permitem que o professor monitore as atividades em sala de aula e acompanhe melhor o rendimento dos alunos, de acordo com as disciplinas que eles estão tendo mais dificuldade ou se dando melhor;

2) As redes sociais educativas permitem ao professor ser o autor do seu planejamento. O professor é um mediador. E a tecnologia tem de permitir que ele seja um autor deste conteúdo também. O docente deve organizar melhor as sequências de aulas e materiais;

3) As redes sociais educativas ajudam no desenvolvimento da autonomia entre os estudantes  (também chamada de auto-regulação). Neste ambiente, o aluno experimenta uma diversidade de situações e precisa aprender que é preciso ter disciplina para exercitar essa autonomia.

Usar as redes sociais na Internet para gerar indignação e transformar a realidade social é algo desejável e louvável, especialmente em termos dos objetivos educacionais.
1. Mediar grupos de estudos
2. Disponibilizar conteúdos extras para os alunos
3. Promover discussões, compartilhar experiências e bons exemplos
 4.Elaborar calendários de eventos e atividades
5.Criar chats para tirar dúvidas
 6. Promover a cultura da participação e do compartilhamento

As redes sociais digitais são indissociáveis da cultura digital na educação Professores integrados na CULTURA DIGITAL podem:
 * Usar as redes sociais para potencializar a comunicação com seus alunos
* Perceber as linguagens usadas e os valores envolvidos
 * Discutir as questões significativas para os alunos
 * Incentivar a expressão de uma ideia em formatos reduzidos
* Distribuir e receber tarefas
* Promover a capacidade de síntese
* Intensificar o diálogo na esfera pública
 * Orientar para práticas e compartamentos seguros Redes Sociais


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